Usinagem Vortex é uma estratégia de desbaste que remove material rapidamente de uma peça 3D controlando carga na ferramenta. Vortex é mais indicada para ferramentas de metal duro e é frequentemente utilizada em combinação com corte escalonado.
É um percurso em estilo offset e apresenta as seguintes características:
- O ângulo de ataque nunca excede, por mais que 15%, o produzido por um corte em linha reta com um dado passo lateral. Isso elimina carga excessiva na ferramenta e todos os cortes de largura completa. Isso permite aumentar avanços. Para outros percursos de desbaste, os valores de corte são baseados nos parâmetros de corte de ranhura do fabricante da ferramenta a fim de assegurar que a ferramenta possa sustentar condição de ataque máximo. Conforme a ferramenta se aproxima do ângulo máximo de ataque para usinagem ideal, o percurso muda para um caminho trocoidal para evitar sobrecarga da ferramenta.
- Usinagem Vortex corta com a lateral da ferramenta, então é indicada para ferramentas de metal duro, mas você pode ser capaz de utilizar outras ferramentas.
- Como o PowerMill controla o ataque da ferramenta, você pode aumentar a profundidade de corte, o que minimiza o tempo de usinagem.
- Usinagem Vortex é frequentemente utilizada em combinação com Corte escalonado para minimizar formação de terraços, maximizando a taxa de remoção.
- Percursos Vortex são automaticamente verificados quanto a segurança. Se o percurso não for seguro, PowerMill exibe uma mensagem de aviso; caso contrário, o percurso é exibido como seguro (
).
Para maximizar os benefícios da usinagem Vortex:
- Utilize Corte Escalonado para minimizar formação de terraços causados pela maior profundidade de corte.
- Na página Distribuição de Ponto, configure Tipo de saída como Tolerância e manter arcos.
Com configurações ideais, usinagem Vortex reduz consideravelmente os tempos de usinagem.