Utilize a página Vortex para criar percursos 3-eixos que usinam no avanço de corte especificado quase o tempo todo. Essa página contém o seguinte:
Estilo — Escolha como offsets de percursos são gerados para o percurso vortex:
Avanço de corte — Exibe o Avanço de corte especificado no diálogo Avanços e Velocidades.
O avanço de corte é fundamental para uma ferramenta operar em condições ideais. Ele depende da combinação das propriedades da ferramenta e do material. Utilize o avanço recomendado pelo fabricante da ferramenta para corte lateral (ou corte de perfil) como avanço de corte mínimo. Testes mostram que esses valores recomendados são conservadores durante usinagem Vortex. Isso significa que você pode aumentar consideravelmente o avanço recomendado ou o passo vertical recomendado.
Para a maioria dos percursos, inserir um canto interno agudo aumenta o ângulo de ataque da ferramenta e causa sobrecarga na ferramenta. Para evitar essa sobrecarga na ferramenta, você precisa reduzir o avanço. Para percursos Vortex, não é necessário reduzir o avanço, pois a ferramenta muda para um caminho trocoidal ao acessar cantos internos agudos, e evita a situação de sobrecarga.
Avanços e Velocidades — Clique para exibir o diálogo Avanços e Velocidades, que permite modificar o Avanço de corte.
Raio alvo (r) — Insira o raio dos arcos que a estratégia utiliza, a não ser que arcos maiores ou menores sejam necessários. Por exemplo, acessar cantos pode produzir arcos com um raio menor do que esse valor. Conforme o avanço aumenta, o raio alvo recomendado aumenta. Isso impede grandes acelerações na ferramenta, o que pode fazer com que a máquina fique mais lenta.
Espaçamento de ponto mínimo — Esse é o espaçamento de ponto mínimo em que a máquina ferramenta pode ser movida no avanço especificado. Caso contrário, o PowerMill utilizará um valor adequado para uma máquina ferramenta típica na taxa de alimentação especificada. Se a máquina ferramenta tiver pontos demais para processar, não pode manter o avanço especificado.
Subida em movim. de retorno — Quando selecionado, eleva a altura da porção posterior dos trocóides (a porção do percurso que executa corte aéreo). Quando não selecionado, o trocóide inteiro está no nível de corte.
Aumentar avanço para movimentos não cortantes — Selecione para permitir que o PowerMill aumente a velocidade de movimentos não cortantes.
Se a máquina ferramenta exibir qualquer comportamento indesejável, como solavancos ou vibrações, isso pode ser evitado:
Caso o PowerMill identifique quaisquer movimentos não cortantes que sejam curtos demais para que a máquina ferramenta acelere para o avanço não cortante (mais rápido) e então desacelere para o avanço de corte (mais lento), o PowerMill completa esses movimentos não cortantes numa porcentagem do avanço não cortante.
Retrair em mov. não cortantes — Especifique se o PowerMill substitui movimentos não cortantes que excedem um certo comprimento por movimentos de subida mais eficientes.
Para maiores informações, consulte Usinagem Vortex, Exemplo Vortex e corte escalonado e Usinagem Vortex de figuras 2D.