Os seguintes tipos de ciclo de Furação estão disponíveis:
- Picote simples — A furação é realizada em uma operação.
- Furação profunda — A furação é realizada em vários estágios (picote múltiplo).
- Quebra de cavaco — A furação é realizada em vários estágios (picote múltiplo) retraindo por uma pequena quantidade após cada picote.
- Rosca — A furação é realizada em uma direção e invertida.
- Rosca rígida — Permite inserir uma Profundidade de picote e um Passo.
- Helicoidal — Perfura um furo grande com uma ferramenta pequena. O conceito é semelhante ao de fresamento trocoidal. A diferença é que fresamento trocoidal usina uma ranhura (nenhuma variação em Z) e fresamento helicoidal perfura um furo (usina descendo no eixo Z).
- Mandrilar — O primeiro dos ciclos de mandrilamento (G85).
- Rebaixo — O segundo dos ciclos de mandrilamento (G86).
- Perfil — Corta o furo utilizando movimentos circulares. Uma ferramenta menor que o tamanho do furo é necessária. A cada profundidade, a ferramenta é movida para a margem do furo utilizando uma aproximação em arco circular com uma extensão em linha reta, corta um círculo, e então retorna ao centro com uma aproximação em arco circular e extensão em linha reta. Você pode utilizar um valor de sobremetal para criar um furo menor.
- Fresamento de rosca — Um ciclo semelhante ao helicoidal inverso mas com entradas e saídas aprimoradas para criação de rosca.
- Rosca externa — Cria uma rosca externa num postiço.
- Furação precisa — Um ciclo alternativo de furação profunda, podendo ser utilizado em máquinas onde há vários ciclos de furação profunda.
- Furação profunda 2 — Um segundo ciclo de furação profunda em que a furação é realizada em diversos estágios (picote múltiplo).
- Helicoidal inverso — Um segundo ciclo de furação helicoidal. Perfura um furo grande com uma ferramenta pequena. Realiza um movimento helicoidal a partir da base do furo. Utilize para o acabamento de um furo pois somente pode ser utilizado com um furo pré-furado.
- Ciclo 1 a Ciclo 5 — Ciclos alternativos de furação profunda. Utilize essa opção em máquinas com uma variedade de ciclos de furação profunda.
- Furo 3 a Furo 5 — Correspondem ao terceiro, quarto e quinto tipos de ciclo de mandrilamento (G87-G89) normalmente encontrados numa máquina ferramenta. A diferença entre as operações de mandrilamento variam de uma máquina ferramenta para outra.