Plano — Selecione para especificar a área segura utilizando um plano, que não é necessariamente normal à direção Z do plano de trabalho do percurso. O movimento da ferramenta é normal ao plano. Isso pode ser útil para usinagem 3+2 a fim de manter os movimentos rápidos dentro dos limites de curso da máquina. Utilize os campos Normal para especificar o plano.
O Tipo de área segura configurado como Plano normal ao eixo Z:
O Tipo de área segura configurado como Plano não normal ao eixo Z:
Cilindro — Selecione para especificar a área segura como um cilindro. O movimento da ferramenta é radial. Isso é apropriado para percursos rotativos, ou de forma mais geral, sempre que movimento radial for necessário. O cilindro é definido por Posição (centro) e Direção (do eixo). Você pode especificar uma área segura cilíndrica de comprimento finito selecionando Comprimento finito e inserindo um Comprimento e Faces incluídas.
Esfera — Selecione para especificar a área segura como uma esfera. O movimento da ferramenta é ao longo do eixo ferramenta. Superfícies esféricas oferecem volumes fechados que podem ser utilizados para circunscrever os movimentos rápidos. Você define a esfera determinando seu Centro.
Caixa — Selecione para especificar a área segura como um cubóide. O movimento da ferramenta é normal à lateral do cubóide. Superfícies em forma de caixa oferecem volumes fechados que podem ser utilizados para limitar os movimentos rápidos. A caixa é definida por Canto, Dimensões e Faces incluídas.
Em geral, movimentos rápidos são expressos como movimentos de Avanço Rápido (G1) para assegurar que sigam a forma da área segura. Há duas exceções a essa regra onde movimentos Rápidos (G0) são usados: