Ao definir a aparência de um material, defina sua textura ou outras propriedades com um canal do mapa, que pode usar um mapa de imagem ou um mapa procedural.
Canais de mapas atribuem uma textura à cor do material. As cores do mapa substituem a cor difusa do material quando um canal de mapa é selecionado. Para a transparência, a textura é o multiplicador.
Após selecionar um canal de mapa você poderá usar qualquer mapa de imagem, ou um dos mapas procedurais, como madeira e mármore. Por exemplo, se você deseja uma parede feita de tijolos, poderá escolher um mapa de textura com uma imagem de tijolos. Este é o tipo mais comum de mapeamento. Também é possível usar um mapa procedural, como azulejos ou madeira. Os materiais procedurais têm propriedades que você pode ajustar para o efeito que desejar; por exemplo, o tamanho do azulejo e espaçamento do emboço em um material padronizado de tijolo ou o espaço de granulação em um material de madeira.
O mapa que você adiciona a um material pode ser dimensionado. O padrão pode ser lado a lado ou rotacionado.
Os mapas também estão disponíveis para outros propósitos. Você pode usar mais de um mapa para o mesmo material e pode criar mapas aninhados.
Após você aplicar o mapa, poderá ajustá-lo para caber na face ou objeto usando mapeamento de material.
Cada tipo de mapa tem seu conteúdo específico de controles de mapa. Em cada canal de mapa é possível controlar as configurações, como desativar um mapa, excluir um mapa ou sincronizar um mapa. A exibição de Navegação de mapas aninhados é uma referência rápida para os mapas aninhados atribuídos à um material. Para exibir os mapas aninhados, clique na seta suspensa junto ao nome do material. Após aplicar um tipo de mapa, poderá ajustá-lo para se ajustar à face ou ao objeto usando o mapeamento de material.