Editor de textura

Ao especificar uma imagem para um recurso de aparência de um material, use o Editor de textura para alterar, entre outras coisas, o tamanho, a posição e a rotação da amostra da imagem.

Você pode abrir o Editor de textura de uma das seguintes maneiras:

O Editor de textura exibe diferentes configurações dependendo de como a imagem está sendo usada no recurso de aparência. As informações a seguir descrevem as configurações mais comuns. Para recursos de aparência herdada que usam mapas procedurais, o Editor de textura pode exibir configurações adicionais não listadas abaixo.

Nota: Uma textura ou desenho complicado de um recurso de aparência pode aumentar a quantidade de tempo necessária para renderizar uma imagem. Não use imagens maiores do que 10 K.

Imagem

Miniatura: a imagem é exibida na parte superior da caixa de diálogo. Arraste a seta no canto inferior direito para aumentar ou diminuir a imagem.

Para alterar o tamanho que a miniatura representa, use as configurações Tamanho da amostra.

Origem: exibe o nome do arquivo. Clique no nome do arquivo para selecionar um arquivo de imagem diferente.

O Revit suporta arquivos de imagem dos seguintes tipos: BMP, JPG, JPEG e PNG.

Brilho: define o brilho da imagem como uma porcentagem. Um valor igual a 100 não efetua nenhuma alteração. Se especificar 50, o brilho da imagem será reduzido pela metade.

Para alterar o valor, arraste o controle deslizante ou insira um valor entre 0 (preto) e 100 (brilho total).

Inverter imagem: para uma imagem que define uma cor, Inverter reverte a luz e as cores escuras na imagem. Para uma imagem que define uma textura, Inverter reverte os pontos altos e baixos do padrão de textura.

Transformações

Vincular transformações de textura: selecione essa opção para que todas as alterações feitas nas configurações Posição, Escala e Repetição deste atributo sejam propagadas para todos os outros atributos dentro do material que usam uma textura.

Posição

Deslocamento X, Y: especifique a distância para mover o ponto inicial do mapa de imagem ao longo dos eixos X e Y.

Restringir: para bloquear a proporção dos deslocamentos X e Y, clique em . Quando um valor é alterado, o outro valor se ajusta conforme necessário para manter a proporção.

Rotação: para girar a imagem em sentido horário, arraste o controle deslizante ou insira um valor entre 0° e 360°. A imagem em miniatura reflete a rotação.

Escala

Largura e altura do tamanho da amostra: especifique o tamanho que a imagem representa. As alterações na largura e altura do tamanho da amostra são refletidas na miniatura da imagem na parte superior da caixa de diálogo.

Restringir: para bloquear a proporção da largura à altura, clique em . Quando um valor é alterado, o outro valor se ajusta conforme necessário para manter a proporção.

Profundidade ou Profundidade total: essa configuração estará disponível se o mapa de imagem for usado para criar o efeito relevo (saliência). Em Avançado, especifique o Tipo de dados como Mapa de altura ou Mapa normal.

O valor Profundidade especifica a distância entre vales e picos do efeito de saliência. Insira 0 para tornar a superfície plana. Insira valores decimais maiores para aumentar a profundidade das irregularidades da superfície.

Repetir

Horizontal, Vertical: use essas configurações para controlar a apresentação lado a lado do mapa de imagem ao longo dos eixos X (horizontal) e Y (vertical).

Avançado

Tipo de dados: essa configuração define o tipo de imagem usada para criar o efeito relevo (saliência). Selecione Mapa de altura ou Mapa normal. A amplitude do efeito de saliência é controlada pelo parâmetro Profundidade no grupo Escala.