Vídeo: Criar um modelo de fabricação MEP no Revit

Use as ferramentas no Revit para criar um modelo que reflita a intenção de fabricação MEP para que seja possível compartilhá-lo com os desenhista da obra.

Este vídeo demonstra como:

  1. Abrir a paleta Peças de fabricação MEP, também chamada de Navegador de peças.
  2. Selecionar um serviço e um grupo e selecionar as peças de fabricação para colocar na área de desenho.
  3. Usar as ferramentas na faixa de opções para controlar a colocação de peças.
Nota: Este vídeo foi gravado usando o Revit 2017. Quando usar uma versão mais recente do software, você poderá notar diferenças na funcionalidade e na interface do usuário.

Transcrição

Os desenhistas podem usar o Revit para criar um modelo coordenado e com capacidade de construção que tenha o conteúdo LOD 400 dos produtos do Autodesk Fabrication.

Para começar, abra o Navegador de peças de fabricação MEP. Selecione um serviço e um grupo para visualizar o conteúdo disponível. Para acessar o conteúdo, é necessário instalar uma configuração de fabricação e carregar serviços de fabricação no modelo. Consulte a Ajuda do Revit para obter mais informações sobre como especificar o conteúdo de fabricação.

Para colocar peças de fabricação, selecione uma peça e vá para a área de desenho para colocá-la. Comece colocando uma tampa. Para posicionar a tampa, pressione a barra de espaço para girar a tampa em torno do duto. Pressione Shift e barra de espaço para girar a tampa em torno de seu conector.

Em seguida, coloque uma linha reta. Observe que quando você coloca uma peça, ela é dimensionada automaticamente para coincidir com a peça de conexão. Ative o Snap inteligente para aumentar o alvo do snap nos conectores e facilitar a conexão de peças.

Um modelo de fabricação pode conter elementos de intenção do projeto do Revit, bem como peças de fabricação de nível detalhado. Para conectar um elemento da família do Revit, como a unidade de serpentina do ventilador mostrada aqui, diretamente a uma peça de fabricação de duto, basta arrastá-lo para o local.

Em seguida, coloque uma transição. Para modificar as dimensões da transição, clique em Editar peça. À medida que você executa alterações, o painel de visualização é atualizado. Clique em OK para salvar as alterações no modelo.

Coloque duas linhas retas, um cotovelo e mais uma linha reta. Para inserir um tê no trecho do duto, selecione o tê desejado e clique em Inserir peça. Para alternar a extremidade do conector do tê, pressione a tecla de seta para cima.

Em seguida, adicione um trecho de tubulação partindo da unidade de serpentina do ventilador. Para alternar o serviço de dutos para tubulações, selecione uma tubulação atual e clique em Mostrar o serviço. Utilize o campo Entrada do produto para visualizar os tamanhos de tubulação disponíveis. A lista Entrada de produto é um catálogo de tamanhos disponíveis de peças compradas, como determinadas conexões de dutos e a maioria das peças de tubulação. Especifique o comprimento da tubulação e coloque-a no equipamento.

Selecione o cotovelo de raio curto. A seta indica que as peças diferentes estão disponíveis dependendo do tamanho. A dica de ferramentas exibe o intervalo de tamanho com base na condição da peça. Neste exemplo, um material é para cotovelos maiores que duas polegadas e um material diferente é utilizado para cotovelos menores ou iguais a duas polegadas. Como a tubulação está definida como 1-1/2", o cotovelo de cobre é colocado automaticamente. Se desejar, você pode substituir a peça ao clicando na seta e selecionando uma peça na lista. Pressione a barra de espaço para girar o cotovelo em incrementos de 45 graus.

Coloque outra linha reta e mais um cotovelo de raio curto. Selecione o cotovelo e use os controles de rotação na área de desenho para personalizar o ângulo de rotação com incrementos de 30 graus. Em seguida, coloque uma tubulação horizontal mais comprida.

Para inserir tirantes em trechos de tubulação, selecione o grupo de tirantes e escolha um tirante. Posicione o cursor ao longo da aresta ou da linha de centro de um segmento de reta. Para inserir tirantes em dutos, utilize o botão Mostrar o serviço para alterar o serviço e o grupo e, em seguida, selecione um tirante. Por padrão, os tirantes são anexados ao elemento estrutural mais próximo. As categorias estruturais incluem piso, telhado, framing estrutural (como viga ou treliça), escadas e lajes. Se nenhum elemento da estrutura estiver disponível, o Revit usará o comprimento da haste padrão conforme estabelecido na definição do arquivo ITM.

Se o Revit for usado para criar um modelo de fabricação, será possível alcançar um nível mais alto de desenvolvimento.