Vídeo: Usar rota multiponto com peças de fabricação MEP

Crie um trecho de peças de fabricação MEP conectadas clicando nos pontos do modelo.

Este vídeo demonstra como:

  1. Iniciar a ferramenta Rota multipontos.
  2. Selecionar pontos na área de desenho para criar um trecho de tubulação de fabricação.
  3. Fazer alterações no layout.
Nota: Este vídeo foi gravado usando o Revit 2018. Quando usar uma versão mais recente do software, você poderá notar diferenças na funcionalidade e na interface do usuário.

Transcrição

No Revit, use a ferramenta Rota multipontos para desenhar com um trecho de peças de fabricação MEP clicando na área de desenho. As peças do serviço e do grupo selecionados são inseridas automaticamente. Para começar, certifique-se de que o Navegador de peças de fabricação MEP seja exibido e que o serviço e o grupo desejados estão selecionados.

É possível iniciar a ferramenta Rota multipontos usando qualquer um dos seguintes métodos:
  • Na faixa de opções, clique na guia Sistemas e, em seguida, clique em Rota multipontos no painel Fabricação.
  • No navegador de peças, clique no botão Rota multipontos.
  • Em um modelo, clique com o botão direito em um conector aberto em uma peça de fabricação e selecione Rota multipontos no menu acessado com o botão direito do mouse.

Neste exemplo, começaremos inserindo um serviço de água quente de 6 polegadas em um deslocamento de 8 pés. Na paleta Propriedades, especifique o tamanho como 6 polegadas e defina o deslocamento como 8 pés.

Na área de desenho, clique para especificar o ponto inicial da primeira peça do trecho e, em seguida, clique novamente para especificar o ponto final. Continue a clicar em pontos na área de desenho para adicionar mais peças ao trecho. É possível alterar o deslocamento ou o tamanho, conforme necessário.

Por exemplo, para alterar o deslocamento da próxima peça, especifique o novo deslocamento na paleta Propriedades. Nela, duas dobras de 45 graus foram inseridas automaticamente para acomodar o deslocamento. Em vez disso, um deslocamento maior pode ter inserido automaticamente dobras de 90 graus.

Neste exemplo, alteraremos a tubulação de 6 polegadas para uma tubulação de 5 polegadas. Para alterar o tamanho da peça a ser inserida, especifique o novo tamanho na paleta Propriedades e, em seguida, clique no próximo ponto. A tubulação menor é inserida, junto com o redutor adequado para acomodar a transição.

Para inserir uma ramificação em um trecho principal, pressione Esc duas vezes para finalizar o comando Rota multipontos. Certifique-se de que o serviço e o grupo desejados estejam selecionados. Clique no botão Rota multipontos novamente para iniciar o comando. Agora, clique na linha de centro do elemento principal para inserir a ramificação. Observe que o deslocamento atual e os outros valores são herdados do elemento principal. Aqui vamos inserir uma tubulação de 1 polegada e alterar o deslocamento para 8 pés e 6 polegadas.

Para inserir os dutos, o processo é o mesmo. Comece selecionando o serviço e o grupo desejados no navegador de peças e, em seguida, inicie o comando Rota multipontos.

Na área de desenho, especifique o ponto inicial para inserir a primeira peça. Na paleta Propriedades, especifique o tamanho e o deslocamento conforme necessário. Enquanto o comando Rota multipontos estiver ativo, use o Seletor de tipos para alterar a forma, se necessário.

Aqui vamos alterar de Retangular para Redondo e definir o tamanho e o deslocamento também. Enquanto o comando Rota multipontos estiver ativo, utilize o recurso Exclusão das ferramentas de preenchimento automático para forçar uma peça específica a ser inserida. Por exemplo, para utilizar uma dobra de 30 graus, exclua todas as outras dobras no Navegador de peças. Continue a clicar em pontos na área de desenho para concluir o trecho. Ao terminar, pressione Esc duas vezes para encerrar o comando.

A ferramenta de Rota multipontos reduz de maneira significativa o tempo necessário para projetar modelos de fabricação MEP no Revit.