Por exemplo, é possível preencher diversos espaços simultaneamente com a mesma organização de mobiliário. Da mesma forma, para importar um arquivo CAD que contenha símbolos 2D que representem cadeiras em uma sala de conferências, você pode usar a opção Copiar e alinhar para substituir os símbolos por objetos de cadeira em 3D em massa.
Os objetos distribuídos podem ser cópias, instâncias ou referências do objeto selecionado atual. Determine o número de clones ou clone conjuntos especificando qualquer número de objetos de destino. Também é possível especificar o alinhamento de posição e orientação dos clones em um, dois ou três eixos com deslocamentos opcionais.
Você pode usar qualquer número de objetos de origem e de destino.
É possível selecionar objetos em uma cena de XRef como objetos de destino.
Com vários objetos de origem, Clonar e alinhar mantém as relações posicionais entre os membros de cada grupo clonado, alinhando o centro de seleção com o giro do destino.
Para utilizar a ferramenta Clonar e alinhar:
O 3ds Max abre a caixa de diálogo Copiar e alinhar.
A ferramenta Clonar e alinhar tem o formato de uma caixa de diálogo não modal; ela permanece aberta enquanto você trabalha nas viewports. Enquanto a caixa de diálogo está ativa, os resultados das configurações atuais aparecem como uma visualização nas viewports. Devido à natureza não modal da caixa de diálogo, é possível alterar a seleção de objetos de origem e de destino durante o processo e ver os resultados imediatamente nas viewports.
Quando o foco da caixa de diálogo é perdido ao ativar outra caixa de diálogo ou clicar em uma viewport (ou seja, sua barra de título fica cinza, e não azul), a visualização não aparece mais nas viewports. Para tornar os objetos clonados permanentes, clique em Aplicar quando a caixa de diálogo estiver ativa.
Para designar os objetos de origem, selecione-os em uma viewport. Caso você faça isso com a caixa de diálogo Clonar e alinhar aberta, a caixa de diálogo perderá o foco; clique na caixa de diálogo para recuperar o foco e atualizar as configurações.
Este campo somente leitura mostra o número de objetos de destino. Para alterar esse valor, utilize Selecionar, Selecionar lista e Apagar.
Quando ativado, cada objeto em que você clica nas viewports é adicionado à lista de objetos de destino. Clique novamente para desativar depois de selecionar todos os objetos de destino.
Para ser qualificado como um objeto de destino válido, um objeto deve:
Abre a caixa de diálogo Selecionar objetos de destino, que permite selecionar todos os objetos de destino simultaneamente, por nome. Na caixa de diálogo, realce os objetos de destino e, em seguida, clique em Selecionar.
Remove todos os objetos de destino da lista. Disponível somente quando pelo menos um objeto de destino está designado.
Este campo somente leitura mostra o número de objetos de origem. Para alterar esse valor, mantenha a caixa de diálogo aberta, assegure-se de que Selecionar esteja desativado e, em seguida, selecione os objetos de origem nas viewports. Quando você clica na caixa de diálogo, o campo é atualizado.
Vincula cada clone como um filho de seu objeto de destino.
Essas configurações permitem determinar o tipo de clone para criar e, se apropriado, como copiar o controlador. Para obter detalhes, consulte Caixa de diálogo Opções de clonagem.
Os nomes dos grupos de Alinhar posição e Alinhar orientação são seguidos pelo sistema de coordenadas de referência atual, entre parênteses, que usam como sistema de coordenadas para posicionar e alinhar os clones. Quando o sistema de coordenadas Exibir está ativo, o alinhamento utiliza o sistema de coordenadas universais.
Os parâmetros de deslocamento sempre usam o sistema de coordenadas local de cada objeto de destino.
Utilize as opções Eixo X, Eixo Y e Eixo Z para comparar os valores dos eixos da escala entre a origem e o destino.
Essa ação corresponde somente aos valores da escala que você veria na exibição de coordenadas. Isto não faz necessariamente com que dois objetos tenham o mesmo tamanho. A comparação da escala não causa nenhuma alteração de tamanho se nenhum dos objetos tiver sido dimensionado anteriormente.
Retorna todas as configurações na implementação de Alinhar parâmetros com seus valores padrão.
Gera os clones como objetos permanentes. Depois de clicar em Aplicar, você pode usar Clonar e alinhar para gerar mais clones, usando os resultados de clonagens anteriores como objetos de origem ou de destino, se quiser.
Cancela a operação de clonagem atual e fecha a caixa de diálogo.