A grade que vê em cada viewport representa um de três planos que efetuam a intersecção em ângulos retos entre si em um ponto comum denominado origem. A interseção ocorre ao longo de três linhas (os eixos de coordenadas do mundo: X, Y e Z) familiarizadas com a geometria como a base do Sistema de coordenadas cartesianas.
Usar a grade inicial para posicionar habitações
Os três planos com base nos eixos de coordenadas do mundo são denominados grade inicial. Este é o sistema de referência básica do mundo 3D.
Para simplificar o posicionamento de objetos, somente um plano da grade inicial é visível em cada viewport. A figura mostra todos os três planos como apareceriam se fosse possível visualizá-los em uma viewport em perspectiva.
Eixos e planos da grade inicial
Dois eixos definem cada plano da grade inicial. Na viewport Em perspectiva padrão, você está olhando ao longo do plano XY (plano de chão) com o eixo X sendo executado da esquerda para a direita e o eixo Y sendo executado de frente para trás. O terceiro eixo (Z), é executado verticalmente ao longo deste plano na origem.
Acima: grade de objeto desativada em uma cena
Abaixo: grade de objeto ativada
A grade inicial está alinhada com os eixos de coordenadas do mundo. Você pode ativá-la ou desativá-la a partir de uma viewport, mas não é possível alterar sua orientação.
Para obter flexibilidade, a grade inicial está complementada grade de objetos: pode colocar grades independentes em qualquer lugar e a qualquer ângulo, alinhadas com qualquer objeto ou superfície. Funcionam como "planos de construção" sendo possível usar uma vez e descartar ou salvar para reutilização. Consulte Assistência de precisão e desenho.
O recurso Grade Automática permite a você criar e ativar os objetos de grade temporária no menu. Isto permite a você criar a geometria fora da face de quaisquer objetos ao criar primeiro a grade temporária e, em seguida, o objeto. Você também tem a opção de converter as grades temporárias de forma permanente. Consulte Grade Automática.