O auxiliar Export Transformação expõe os valores de objetos não animados para usar em expressões e scripts. Isso permite que os animadores acessem um conjunto seleto de transformações de um objeto e entre um objeto e seu pai, como um osso em uma cadeia de Cinemática Inversa. Por exemplo, usando o auxiliar Expor Transformação, é possível escrever um script ou usar a ligação de parâmetros que testa o ângulo do osso do braço de um personagem que é controlado por Cinemática Inversa (portanto, não tem chaves) e, uma vez que tenha excedido um valor específico, rodar o osso da clavícula correspondente para deformar a área do ombro.
Nas viewports, o objeto de ajuda Expor Transformação parece um Auxiliar de ponto.
Para usar o auxiliar Expor Transformação:
A posição do objeto de ajuda não tem nenhum rolamento em sua funcionalidade.
O nome do objeto aparece no botão e seus valores de transformação aparecem nos campos da implementação Expor Valores.
Esta opção é usada pelos parâmetros Ângulos Euler Locais, Distância da Referência e Ângulo. Se o objeto não tiver um pai e você não especificar um objeto Nó de Referência Local, estes campos usam o centro universal (0,0,0) como nó de referência.
Esta ação copia o nome da transformação, usando a notação MAXScript, para o buffer de cópia.
Um resultado de amostra é “$ExposeTransform01.localPositionX”. O 3ds Max interpreta isso como a posição local, no eixo X, do objeto Expor Nó.
Estas configurações permitem especificar o nó exposto, um objeto de referência que não é o pai, e os parâmetros de rotação e temporização.
O objeto a partir do qual os valores são gerados. Clique no botão e, em seguida, selecione o objeto. A partir daí, o nome de objeto aparece no botão.
O objeto cujo relacionamento com o objeto Expor Nó é usado para gerar dados locais de rotação, distância e ângulo. Clique no botão e, em seguida, selecione o objeto. Disponível somente quando a opção Pai está desativada.
Por padrão, este é o objeto pai, mas você pode desativar o Pai e, em seguida, especificar outro objeto.
Quando ativado, o Nó de Referência Local é definido automaticamente em relação ao pai do objeto Expor Nó. Quando desativado, você pode selecionar um objeto para fazer referência a dados locais. Padrão=ativado.
Esta opção é usada pelos parâmetros Ângulos Euler Locais, Distância da Referência e Ângulo. Se o objeto não tiver um pai e você não especificar um objeto Nó de Referência Local, estes campos usam o centro universal (0,0,0) como nó de referência.
Estes três configurações determinam a ordem em que o auxiliar Expor Transformação procurará uma rotação Euler.
Este parâmetro corrige anomalias que podem ser introduzidas quando um valor de rotação local «é gerado em relação a outros valores de rotação. Por exemplo, quando a Ordem Z está definida como XYZ, o valor Z é gerado em referência a X e depois Y. Ou quando a Ordem X está definida como ZXY, o valor Z é gerado diretamente em referência ao pai, independentemente das rotações X e Y.
Quando ativado, remove qualquer dimensionamento não uniforme que pode influenciar os dados de rotação. Esta opção não remove o dimensionamento não uniforme do objeto; somente de valores gerados.
Quando ativado, permite especificar um quadro que não seja o atual a partir do qual serão coletados dados. O valor de Deslocamento é adicionado ao quadro atual para derivar o quadro a partir do qual os dados são coletados.
Por exemplo, se o quadro atual for 20 e você desejar coletar dados do quadro 15, ative a opção Usar Deslocamento de Tempo e defina o Deslocamento como –5.
Permite especificar como o objeto de ajuda aparece nas viewports. Por padrão, o tipo de exibição é definido somente como Cruz e o Tamanho é definido como 20,0. Você pode ativar várias configurações de exibição se assim o pretender.
Exibe um pequeno marcador X no centro do objeto de ajuda.
Exibe um eixo em tripé que indica a posição e orientação do objeto de ajuda.
Exibe uma cruz alinhada ao eixo.
Exibe uma pequena caixa alinhada com o eixo no centro do objeto de ajuda.
Define o tamanho do objeto de ajuda. Use esta configuração para minimizar o objeto de ajuda ou aumentar seu tamanho para ajudar a localizá-lo. Padrão = 20,0.
Mantém o tamanho do objeto de ajuda constante, independentemente a ampliação ou diminuição do zoom.
Exibe o objeto de ajuda na parte superior (ou em frente) de todos os outros objetos da cena.
Esta implementação fornece leituras de valores relativos a todos os valores de transformação do objeto Expor Nó. Cada valor tem um botão denominado “M” próximo dele; clique neste botão para copiar o MAXScript associado ao valor à área de transferência, que você pode colar em um script posteriormente.
Quando ativado, os valores de transformação do objeto Expor Nó aparecem nesta implementação e são atualizados quando os valores mudam. Quando desativado, os valores não aparecem, mas os botões M ainda funcionam normalmente.
Os valores de rotação com relação ao objeto pau ou objeto Nó de Referência Local.
Os valores de rotação no sistema de coordenadas do mundo.
Valores de posição com relação ao sistema de coordenadas local do objeto Expor Nó.
Valores de posição no sistema de coordenadas do mundo.
As dimensões máximos do objeto.
A distância entre o objeto Expor Nó e seu pai ou o objeto Nó de Referência Local designado. Se nenhum deles existir, mostra a distância até ao centro do mundo (0,0,0).
O ângulo entre o objeto Expor Nó e seu pai ou o objeto Nó de Referência Local designado.