É possível usar um arquivo de bitmap ou mapa procedural para atribuir um padrão ou uma textura à cor difusa do material. As cores do mapa substituem o componente de cor difusa do material. Este é o tipo mais comum de uso de mapeamento.
Clique no ícone do Editor de material na barra de ferramentas Principal ou pressione M. Clique e mantenha pressionado o ícone para exibir o menu desdobrável.
Aplicar uma textura com mapa de cor difusa
Usar um mapa de cor difusa é como pintar uma imagem na superfície do objeto. Por exemplo, se você deseja uma parede de tijolo em sua cena, pode usar um bitmap com uma imagem de tijolos como mapa de difusão no material aplicado ao objeto da parede.
Para usar uma cor difusa:
O 3ds Max abre o Navegador de materiais/mapas.
(Se você escolher Bitmap como tipo de mapa, o 3ds Max abrirá uma caixa de diálogo de arquivo para que você selecione o arquivo de imagem.)
Como alternativa, use o Editor de material slate para conectar um nó do mapa ao componente de Cor difusa.