Madeira é um mapa de procedimentos 3D que renderiza um padrão ondulado granuloso em todo o volume de um objeto. É possível controlar a direção, a espessura e a complexidade da granulação.
O mapa de Madeira usado no assento do banco
A opção Madeira se destina principalmente a um mapa de cor difusa. Duas cores atribuídas à Madeira são combinadas para o padrão granuloso. As cores podem ser substituídas por outros mapas.
A Madeira também pode ser aplicada a outros tipos de mapas. Quando usada como mapa de Saliência, a Madeira renderiza o padrão granuloso como uma estampagem tridimensional da superfície.
Madeira mapeada para uma caixa e um cilindro
Madeira usada como mapa de Saliência
Para substituir uma cor:
A cor é atualizada na caixa de cor e na ranhura de exemplo.
Para trocar as cores:
A posição das duas cores é invertida nas caixas de cor e slot de amostra.
Para substituir uma cor com um mapa:
Como alternativa, use o Editor de material de ardósia para conectar um Mapa ao componente da Cor 1 e da Cor 2.
Controla a complexidade ou "distorção" da granulação. Aumentando este parâmetro ao longo de um eixo específico, o grão se torna cada vez mais compactado e ondulado ao longo desse eixo. Padrão = 1,0 (eixos X, Y e Z).
A Caixa A mostra o padrão nos três eixos. As Caixas B e C mostram configurações lado a lado cada vez mais elevadas em relação ao eixo X. O aumento de Lado a lado em outros eixos produz efeitos semelhantes.
A: Lado a lado, eixo X = 1,0 (padrão)
B: Lado a lado, eixo X = 4,0
C: Lado a lado, eixo X = 8,0
Espessura do Grão = 3
Lado a lado, eixo X = 4,0 para ambos
Ruído Axial = 1 (esquerda), 4 (direita)
Espessura do Grão = 3
Ao combinar-se a opção Lado a Lado com Ruído axial, é possível uma distorção ainda maior. A caixa inferior esquerda é a mesmo que B, com a exibição Lado a Lado a 4,0 no eixo X. A caixa inferior direita adiciona Ruído axial a 4,0.
Controla a direção do grão.
Grão padrão: a Madeira é renderizada com o grão em execução ao longo do eixo X do objeto. Isto é ilustrado pelo cubo esquerdo abaixo. O ângulo padrão é 0 para os eixos X, Y e Z.
Grão Rodado: rodar a direção do grão em torno de um eixo altera o efeito renderizado. No cubo da direita, o eixo Y é definido como 90. Isto roda a direção do grão 90 graus em torno do eixo Y para que o grão esteja agora em execução ao longo do eixo Z.
Outros efeitos de ângulo: variar um único ângulo pode criar efeitos de grãos distorcidos (cilindro à esquerda). A variação uniforme dos três ângulos mantém o grão em execução paralela através de um objeto (cilindro à direita).
Ângulo = 0,0,0 (padrões) e 0,90,0
Radial, Ruído axial = 1 (padrões)
Espessura do Grão = 3
Ângulo = 0,30,0 e 30,30,30
Radial, Ruído axial = 1 (padrões)
Espessura do Grão = 3
(Consulte Implementação de coordenadas (3D) para obter uma descrição dos outros parâmetros desta implementação).
Padrões: Espessura do grão = 7, Ruído radial = 1,0, Ruído axial = 1,0
Define a espessura relativa das marcas de cor que compõem o grão. Padrão=7.
O efeito da espessura está relacionado ao contexto do objeto. Um grão que pareça demasiado amplo em uma pequena mesa pode ser aceitável em um grande viga suspensa.
A opção diminuir a Espessura do grão cria linhas de grão que estão mais próximas. O efeito pode se parecer a uma granulação fina de madeiras de lei com crescimento lento. Em 0, o grão desaparece, resultando em um objeto que parece uma placa de composição feita a partir de serradura.
A opção aumentar a Espessura do grão cria linhas de grão que estão mais afastadas. O efeito pode se parecer a madeiras tropicais que crescem continuamente.
A Espessura do Grão é mostrada de forma crescente com configurações de ruído idênticas.
Espessura do Grão = 1, 3
Radial, Ruído axial = 1 (padrões)
Espessura do grão = 7 (padrão), 14
Radial, Ruído axial = 1 (padrões)
Define o grau de aleatoriedade relativo do padrão em um plano perpendicular ao grão, a estrutura em anel circular (cilindro B). Padrão=1,0.
Define o grau de aleatoriedade relativo do padrão em um plano paralelo ao grão, ao longo do comprimento do grão (cilindro A). Padrão=1,0.
As configurações de ruído permitem definir a aleatoriedade ou "irregularidade" do padrão de grão em duas direções. Sem ruído, os anéis e o grão são uniformes parecem inorgânicos (cilindro superior esquerdo). Os padrões dos dois parâmetros produzem irregularidades moderadas (cilindro superior direito).
Radial, Ruído axial = 0,0 e 1,1
Ângulo Y = 90, Espessura do grão = 3
A: Radial, Ruído axial = 0,2
B: Radial, Ruído axial = 2,0
C: Radial, Ruído axial = 2,2
Ângulo Y = 90, Espessura do grão = 3
Os cilindros A e B mostram cada parâmetro atuando separadamente. O cilindro C mostra a combinação das mesmas configurações.
Troca a posição das cores.
Seleciona quaisquer duas cores para o padrão de granulação. Padrões = amarelo acastanhado para a Cor número 1 e marrom escuro para a Cor número 2. Qualquer uma das cores pode ser substituída ou trocada.
A escolha de cores, juntamente com o padrão de granulação, é a forma principal de representar diferentes tipos de madeira. Em madeiras bastante uniformes, como pinheiro amarelo ou pinheiro vermelho, as duas cores estão frequentemente perto das mesmas configurações (exemplos B e C). A iluminação também faz diferença nas cores aparentes.
A: Cores padrão
B: Cor nº 1 = RGB 160,125,50
Cor nº 2 = RGB 170,135,25
C: Cor nº 1 = RGB 140,90,0
Cor nº 2 = RGB 130,80,50
Espessura do Grão = 3
Outras configurações nos valores padrão
Substitua cores por mapas. As caixas de seleção ativam ou desativam seus mapas associados.
É possível atribuir mapas a uma ou ambas as ranhuras de cor de Madeira. Qualquer tipo de mapa pode ser usado, incluindo Madeira. O mapa substitui a cor atribuída, que não tem efeito.
A caixa esquerda usa padrões. A caixa direita é igual, exceto que a Cor nº 1 foi substituída por um mapa de Verificador, cujas cores foram alteradas para tons de madeira.
Esquerda: Padrão
Direita: Cor nº 1 substituída por um mapa de Verificador
Espessura do Grão = 3
Outras configurações nos valores padrão