Explorador de Cena

O Scene Explorer fornece uma caixa de diálogo sem restrição para visualizar, classificar, filtrar e selecionar objetos no 3ds Max, bem como a funcionalidade adicional para renomear, excluir, ocultar e congelar objetos, criando e modificando hierarquias de objeto e editando as propriedades do objeto em massa.

A interface do Scene Explorer é composta de uma barra de menus, barras de ferramentas e uma vista de tabela dos objetos da cena, com uma linha para cada objeto e uma coluna para cada propriedade do objeto exibida. O padrão de layout no 3ds Max exibe somente os nomes de objeto e a propriedade Congelada. É possível personalizar o layout para exibir propriedades adicionais. É possível criar configurações de Scene Explorer locais que são salvas e carregadas com a cena atual, e globais que estejam disponíveis em todas as cenas.

Modos do Scene Explorer

O Scene Explorer pode alternar entre dois modos de classificação diferentes usando os botões da barra de ferramentas Seleção:

Espaço de trabalho Scene Explorers

Cada espaço de trabalho no 3ds Max tem um Scene Explorer diferente com o mesmo nome que seu espaço de trabalho, encaixado à esquerda dos viewports.

Vários Scene Explorers

Em muitos fluxos de trabalho, o espaço de trabalho único Explorer, encaixado no lado esquerdo da interface, será suficiente. No entanto, é possível abrir quantos Explorers exclusivos você desejar, incluindo o Layer Explorer, o Revit Explorer e assim por diante. Para fazer uma cópia de um explorer exclusivo, utilize os métodos descritos no tópico Para trabalhar com o Scene Explorer Local e Global

Dica: É possível reabrir a instância fechada mais recentemente no Scene Explorer mais tarde na mesma sessão com o atalho do teclado Alt+Ctrl+O (letra O).

Recursos do Scene Explorer

A seguir, estão os recursos mais importantes do Scene Explorer:

Variantes do Scene Explorer

Diversas versões especializadas do Scene Explorer estão disponíveis em diferentes áreas do 3ds Max. Elas fornecem as configurações de coluna e de barra de ferramentas apropriadas para trabalhar em áreas específicas do 3ds Max. Elas incluem:

Diversas configurações personalizadas globais adicionais do Scene Explorer estão disponíveis na lista suspensa na parte inferior do navegador. Elas incluem Explorers projetados para trabalhar com luzes, objetos com plug-ins ausentes e muito mais. Por último, o comando Selecionar da cena e suas variantes utilizam uma caixa de diálogo modal dedicada para selecionar de uma lista com base em texto; ele não tem funções de edição.

Arrastar uma seleção contendo camadas e nós

  1. Certifique-se de que a opção Selecionar filhos não está marcada na barra de ferramentas do Layer Explorer (ela deve estar desativada por padrão).
  2. Crie a camada A e crie nela uma esfera.
  3. Crie a camada B e crie nela uma caixa.
  4. Agora selecione somente a camada B.
  5. Arraste a camada B para a camada A.

    A camada A uma será o pai superior dessa estrutura

  6. Selecione a camada A e a arraste para a camada 0.

    A estrutura da camada A permanece.

  7. Crie a camada C e ative-a.
  8. Selecione a camada A.
  9. Mantenha a tecla CTRL pressionada e selecione Caixa (que deve estar localizada na camada B).
  10. Arraste a seleção para a camada C.

    A camada A mantém a estrutura, mas a Caixa se tornou um filho direto da camada C. Se uma camada Pai e os respectivos filhos (incluindo outras camadas e nós) estiverem todos selecionados individualmente, toda a estrutura de camadas será desfeita ao deslizar sob a nova camada.

  11. Selecione o objeto na primeira camada (ou seja, a camada A).
  12. Mantenha a tecla CTRL pressionada.
  13. Selecione a segunda camada (ou seja, a camada B, para onde o objeto será arrastado).
    Nota: Isso quebrará a estrutura da camada A.

Para quebrar a estrutura da camada A:

  1. Crie a camada D e ative-a.
  2. Clique duas vezes na camada C (o que seleciona Pais e Filhos, o mesmo que ativar "Selecionar filhos").
  3. Arraste para a camada D e observe como tudo se tornou um filho direto da camada D.
Nota: Em vez de arrastar, sempre é possível utilizar o botão Adicionar à camada ativa na barra de ferramentas do Scene Explorer.