A Vista do Compositor oferece dois menus de contexto para a montagem rápida de conjuntos de estado. Para obter mais informações sobre opções específicas, consulte o menu Estados abaixo do tópico Caixa de diálogo Conjuntos de estado.
Menu de contexto esquemático
Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia do esquema para abrir o seguinte menu de contexto.
- Selecionar todos
- Seleciona todos os nós no esquema atual.
- Dispor nós automaticamente
- Alterna o modo de layout automático que cria e mantém uma organização regular de todos os nós automaticamente. Com a opção Dispor nós automaticamente ativa, não é possível alterar a posição de um nó manualmente e adicionar um nó posiciona-o automaticamente dentro da organização.
É possível redimensionar nós com a opção Dispor nós automaticamente ativada.
- Adicionar estado
- Adiciona um novo estado desconectado ao esquema.
- Adicionar sub-estado
- Adiciona um novo subestado como filho do estado realçado. Subestados são úteis para estender camadas de diferentes passagens de renderização ou configurações de objetos. Estados podem ser aninhados a qualquer número de níveis de profundidade.
- Extensões de zoom
- Aplica zoom e efetua panorâmica da vista para preenchê-la com os nós selecionados. Se não houver nó selecionado, aplica o zoom para todos os nós.
- Criar nó de correção de cores
- Adiciona um nó de correção de cores independente para o layout. Normalmente, você o enrolaria entre um nó de bitmap e o nó de Compositor de saída.
Dica: Se você clicar em um arame entre um nó de bitmap de saída e o Compositor de saída, é solicitado a "Inserir o nó com a cor correta". Escolhendo o item adiciona um nó em linha Color Correct (Corretor de cor) no arame. É possível os inserir na quantidade desejada no mesmo arame.
Menu de contexto do nó
Clique com o botão direito do mouse em qualquer nó na vista esquemática para abrir um menu de contexto mostrando as opções disponíveis. Dependendo do nó, você pode:
- Adicionar vários tipos de estados
- Renderizar vários estados
- Criar modelos
- Adicionar parâmetros, camadas ou objetos
- Excluir um nó
- Atualizar um nó

Exemplo de menu de contexto a partir de um nó de estado