Vista do compositor dos Conjuntos de estado

A Vista do Compositor é um painel opcional na interface Conjuntos de estado que exibe um esquema de estados que podem enviar imagens renderizadas (não inclui o estado doa Objetos). As ações que podem ser realizadas são componentes de religação, correção de cor, vinculação a compositores externos, como Adobe After Effects, e muito mais.

Painel Vista do Compositor com nós mostrados na vista ativa

Uso de um fluxo de trabalho com base em nó

A interface do usuário da Vista do Compositor usa o Slate, a mesma SDK utilizada em outras operações baseadas em nó como o MCG e o Editor de materiais Slate. Usar o Slate SDK permite uma expansão futura do kit de ferramentas.
Nota: As cenas criadas com versões anteriores do 3ds Max que utilizavam uma versão mais antiga da Vista do Compositor podem não se comportar conforme o esperado. Portanto, é melhor usar esse recurso somente com cenas criadas no 3ds Max 2018 ou superiores.
Usando um fluxo de trabalho baseado em nó, você pode definir propriedades específicas para cada estado. Este fluxo de trabalho opera em paralelo com o fluxo de trabalho com base em registro, em que você define os parâmetros a serem alterados diretamente na interface do usuário do 3ds Max. Uma configuração com base em nó fornece várias vantagens sobre o método de gravação, incluindo:
  • A habilidade de definir diretamente os parâmetros para os estados e a instância entre eles;
  • Uma visualização dos parâmetros que já foram definidos para diferentes estados, bem como para estados pai e parâmetros instanciados;
  • Um processo mais fácil para a adição e a remoção de parâmetros do estado.

No momento, há aproximadamente 30 nós disponíveis para criação. Embora esses nós enfoquem nas funções de passagem de renderização, eles não estão limitados a essa finalidade. O exemplo mostrado abaixo, por exemplo, é um fluxo de trabalho baseado em nós usado para congelar e tirar raio X de itens em cima de uma mesa. Utilizando técnicas similares, a Vista do Compositor pode ser muito útil para o gerenciamento de cena usual.

Trabalho e navegação na Vista do Compositor

Use os seguintes métodos para trabalhar com nós:
  • Para selecionar um nó, clique nele diretamente na vista ativa. Para selecionar vários nós, arraste uma seleção ou clique com a tecla Ctrl pressionada.
  • Para mover os nós selecionados, arraste-os pela vista ativa.
  • Para excluir os nós selecionados, pressione Excluir ou clique com o botão direito do mouse e selecione Excluir.
  • Para redimensionar um nó, arraste o canto inferior direito. Se o nó contiver uma miniatura, você poderá arrastar na horizontal, vertical ou diagonal e a miniatura será dimensionada, mantendo proporções corretas. Se o nó não tiver nenhuma miniatura, será possível redimensioná-la somente horizontalmente.
  • Para minimizar a miniatura para a barra de títulos do nó, clique duas vezes na imagem. Clique duas vezes na miniatura minimizada para restaurá-la ao tamanho anterior.
  • Para ligar dois conectores, arraste entre eles. Normalmente, isso é feito entre o conector de saída no lado direito de um nó e o conector de entrada no lado esquerdo do outro nó.
  • Para excluir uma conexão, arraste uma extremidade do conector e solte-a em uma área vazia da janela, ou clique com o botão direito do mouse na conexão e selecione Desconectar aresta.
  • Para limpar a organização dos nós, selecione Dispor nós automaticamente no menu Compositor ou no menu de atalho.
  • Para expandir ou retrair um nó ou grupo de parâmetros em um nó, clique no botão no canto superior direito: + para expandir ou - para retrair.
Use os seguintes métodos para navegar na vista ativa:
  • Para ampliar ou reduzir o zoom, utilize a roda do mouse.
  • Para efetuar o pan, clique com o botão do meio do mouse e arraste.
  • Para mover a vista, clique ou arraste na área sombreada no canto superior direito conhecido como Navegador (ou Radar).
  • Para fechar a Vista do Compositor, clique no botão X no canto superior direito.