Você usa o gravador de ações para gravar comandos e inserir como um arquivo de macro de ação (ACTMX).
O gravador de ações é um painel na faixa de opções que contém as ferramentas para gravar, modificar e executar uma macro de ação. Enquanto grava, as ações, os comandos e os valores de entrada são capturados e exibidos na árvore de ações como nós do valor. Um nó de valor registra a entrada fornecida em qualquer prompt em um comando, incluindo pontos adquiridos, sequências de texto, números, palavras-chave ou outros valores que são inseridos ao gravar um comando.
Após a gravação ser interrompida, é possível salvar os comandos capturados e inseri-los em um arquivo de macro de ação (ACTMX) que pode ser executado posteriormente. Após o salvamento, é possível especificar pontos base, inserir mensagens para o usuário ou alterar o comportamento dos valores de entrada gravados para pausar para a entrada durante a execução. Também é possível gerenciar os arquivos de ação gravados com o Gerenciador de macro de ação de dentro do produto ou através do sistema de arquivos fora do produto.
Depois que uma macro de ação é gravada, é possível alterar as ações gravadas e os valores da árvore de ações no gravador de ações. É possível editar uma macro de ação ao:
Os arquivos de macro de ação (ACTMX) encontrados ou adicionados aos caminhos definidos pelas variáveis de sistema ACTRECPATH e ACTPATH são carregados automaticamente. Se mais de um arquivo de macro de ação tiver o mesmo nome, o primeiro arquivo de macro de ação encontrado será carregado. Os outros arquivos com o mesmo nome são ignorados e não são carregados.
Para identificar o caminho de uma macro de ação carregada, selecione a macro de ação na lista suspensa Macros de ação e expanda o painel gravador de ações. Clique com o botão direito do mouse no nó da macro de ação na árvore de ações e clique em Propriedades. Na caixa de diálogo macro de ação, o caminho para o arquivo da macro de ação é exibido na caixa de texto Caminho da pasta.
Ao compartilhar as macros de ação com outras pessoas, observe o seguinte:
Os arquivos ACTM criados no AutoCAD 2024 e em versões anteriores devem ser migrados para o formato de arquivo ACTMX para possam ser executados. Os arquivos ACTM são migrados usando as opções da caixa de diálogo Gerenciador de macro de ação. Ao migrar arquivos ACTM, os arquivos são copiados para o caminho definido pela variável de sistema ACTRECPATH e, em seguida, migrados. Depois de migrados, os arquivos ACTMX são carregados e disponibilizados para reprodução.