Sobre como utilizar o Spool automático

Com AutoSpool, é possível plotar para um nome de arquivo gerado automaticamente na pasta designada.

Uma vez que o arquivo é criado, a aplicação de spooler especificada na caixa de diálogo Opções é executada.

Embora isto não seja necessário para usar o AutoSpool para imprimir em impressoras e plotadoras da rede, o AutoSpool está disponível para usuários de outras redes e para usuários que desejam iniciar outro aplicativo no momento da plotagem usando o mecanismo AutoSpool.

Quando impressoras ou plotadoras são adicionadas no Assistente para adicionar plotadora, selecione uma porta da rede, na qual encontram-se a maioria dos requisitos de conectividade de impressoras e plotadoras.

Com Spool automático é possível enviar um arquivo de plotagem para um dispositivo atribuído para imprimir enquanto se continua trabalhando. O Spool automático atende a requisitos especiais de plotagem e impressão, como arquivos de registro ou redes não-padrão. Também é possível usar a maioria das rotinas de plotagem desenvolvidas para versões anteriores do programa.

Quando o Spool automático é executado, o programa grava a tarefa de plotagem com um nome de arquivo aleatório em uma pasta que o usuário especificar. Em seguida, o programa executa um programa de envio de fila de plotagem junto com uma lista de parâmetros especificados pelo usuário. A lista de parâmetros deve incluir no mínimo o nome do arquivo aleatório que programa atribuiu ao trabalho de plotagem. A lista de parâmetros é representada pela variável %s. Podem ser utilizados outros parâmetros, por exemplo, para aperfeiçoar a resolução no dispositivo de destino ou para gerar arquivos de registro.

Para configurar Spool automático, você deve fornecer o arquivo executável chamado pelo programa e especificar o nome e a lista de parâmetros desse executável na caixa de diálogo Opções. O arquivo executável normalmente é um programa de lotes que o usuário cria, mas também pode ser um programa de terceiros. Se for utilizado um programa de terceiros, a configuração será basicamente a mesma. Para determinar as variáveis de parâmetro exigidas para o programa de terceiros, consulte a documentação do programa.

Diversos métodos podem ser utilizados para configurar a execução do spool de plotagem:

Se o programa for configurado para spool de plotagem utilizando o Spool automático, deve-se configurar a impressora, especificar o arquivo executável do Spool automático e especificar a localização do arquivo de impressão.

Criando um arquivo de lote para o AutoSpool

O arquivo de amostra plot.bat a seguir mostra algumas das funções que podem ser incluídas em um arquivo de lote. Esse arquivo de lote determina o dispositivo de destino da cópia impressa, envia o trabalho de impressão pelo comando Copiar do sistema operacional e então exclui o arquivo temporário de plotagem criado pelo programa.

Este arquivo de lote requer dois parâmetros a serem transmitidos do programa, %s e %c, aos quais é feita referência internamente no programa de lote como %1 e %2, respectivamente. Os dispositivos imaginários deste exemplo são conectados à estação de trabalho local e a dois servidores de impressão de rede diferentes. Consulte a tabela a seguir para obter uma explicação sobre nomes de dispositivos e conexões. Observe que a ordem em que os parâmetros são fornecidos para o executável do Spool automático determina como a variável será indicada no programa ou no arquivo de lote. Por exemplo, a primeira variável torna-se %1 e daí por diante.

Nomes de dispositivos e conexões

Descrição

Servidor

Nome de compartilhamento de rede

Nome de configuração do programa

Impressora a laser local

my_laser

Plotadora conectada à rede

milana

\\milana\hp755cm

hp755cm

Impressora a laser conectada à rede

kilo

\\kilo\laser

net_laser

Rem PLOT.BAT
@echo off
Rem determine the destination
if %2 == my_laser goto PlotA
if %2 == hp755cm goto PlotB
if %2 == net_laser goto PlotC
Rem trap for undefined devices
echo *******************Warning**********************
echo %2 is not defined to the Plot Script, PLOT.BAT
echo The plot job has been canceled.
echo ************************************************
pause
goto END
Rem send the job
:PlotA
copy %1 /b LPT1
goto END
:PlotB
copy %1 /b \\milana\hp755cm
goto END
:PlotC
copy %1 /b \\kilo\laser
goto END
Rem clean up and exit
:END
erase %1
exit
Nota: Os nomes dos dispositivos diferenciam maiúsculas de minúsculas. Verifique se o nome configurado para o dispositivo no AutoCAD corresponde exatamente ao nome no seu programa de lote.