Sobre como ajustar as configurações de porta

Existem três possibilidades para definir as configurações de porta de seu computador, dependendo da forma como a plotadora está conectada.

A guia Portas no Editor de configuração de plotadora contém informações sobre a configuração de porta da plotadora. Se configurar uma local, plotadora não pertencente ao sistema, deve-se especificar a porta à qual o dispositivo está conectado. É possível escolher uma porta USB, serial (local), paralela (local) ou de rede. Para portas paralelas, o padrão é LPT1. Para portas seriais, o padrão é COM1. Altere o nome da porta caso seu dispositivo esteja conectado à uma porta diferente.

Se usar uma porta serial, as configurações do programa devem corresponder às da plotadora. Clique em Configurar portas para fazer com que as configurações do programa correspondam às configurações da plotadora. Os protocolos disponíveis para sua plotadora são exibidos.

Nota: Se você estiver utilizando um dispositivo que emule o dispositivo configurado e tenha opções de portas adicionais, selecione Show All Ports.

Você também pode alterar as configurações para comunicação entre o arquivo PC3 e seu computador ou sistema de rede. É possível plotar através de uma porta, plotar para um arquivo ou usar o recurso Spool automático para plotar ao plano de fundo enquanto se continua trabalhando. Se plotar por meio de uma porta paralela, será possível especificar o valor de tempo de espera. Se plotar por meio de uma porta serial, você pode alterar taxa de transmissão, protocolo, controle de fluxo e valores de tempo de espera de entrada e saída.

Existem três possibilidades para definir as configurações de porta de seu computador, dependendo da forma como a plotadora está conectada.

Spool conectado localmente

Sua plotadora estará conectada localmente se estiver conectada a uma porta do computador que esteja executando o programa. O programa fará o spool da plotagem (a enviará por meio do spooler do sistema Windows) se você também tiver configurado uma impressora do sistema Windows para imprimir na mesma plotadora utilizando a mesma porta local. Você é notificado se sua plotagem está sendo feita através de um spool devido a um conflito de portas deste tipo, embora você possa usar uma configuração na guia Plot and Publish na caixa de diálogo Options para desativar este aviso.

Plotar através do spooler do sistema é mais rápido. Entretanto, este método coloca a impressora do sistema conflitante no controle da configuração de porta de entrada/saída. As configurações de porta configuradas do programa são ignoradas neste caso.

Para visualizar ou ajustar as configurações de porta, vá para o gerenciador de impressoras do sistema operacional e ative a impressora que está configurada para sua plotadora.

Conectada localmente, sem spool

Se a plotadora estiver conectada localmente e não houver impressora do sistema conflitante, o programa poderá controlar diretamente as configurações de porta de entrada/saída.

Através de uma rede

Se você estiver executando o programa em um computador e plotando para um dispositivo conectado a outro computador da rede, o computador remoto estará sob controle das configurações de porta e as configurações de porta configurada serão ignoradas. Você deve configurar uma impressora do sistema no computador remoto. É assim que a plotadora é compartilhada na rede e disponibilizada para você. A impressora do sistema remoto controla as configurações de porta; é possível visualizar e alterar essas configurações de cada impressora do sistema no computador remoto.