Use esta caixa de diálogo para especificar como os vértices incrementais são adicionados ao longo das polilinhas 3D ou linhas de recurso ao gerar ferrovias.
Alinhamento horizontal
Especifica como vértices incrementais são adicionados ao longo das ferrovias em relação ao alinhamento dos trilhos principais.
- Ao longo das tangentes
- Especifica a frequência de inserção dos vértices ao longo das partes da tangente de uma ferrovia. Insira um valor ou clique
e selecione a distância no desenho.
- Ao longo das curvas
- Especifica como a frequência para inserção de vértices ao longo de curvas é determinada.
- Por curvatura: as curvas da linha de base horizontal têm seu padrão ajustado usando o valor Flecha/Distância Ordenada para definir curvatura. As estacas são criadas ao longo da curva de suavização em cada ponto onde a suavização toca a curva, como mostrado na ilustração a seguir:
- Em um incremento: as estacas são inseridas ao longo da curva com o valor especificado no campo Incremento de curva.
- Ambos: utilize ambas as opções Por curvatura e Em um incremento.
- Incremento de curvas
- Especifica a frequência de inserção dos vértices ao longo das curvas. A configuração Ao longo das curvas precisa estar definida como Em um incremento ou Ambos para alterar essa configuração. Insira um valor ou clique
e selecione a distância no desenho.
- Distância da flecha/distância ordenada para definir curvatura
- Especifica a flecha e distância ordenada dos segmentos de ferrovia ao longo das curvas. Insira um valor ou clique
e selecione a distância no desenho.
- Ao longo da espiral
-
Especifica a frequência de inserção ao longo da parte de espiral de um alinhamento. Da mesma forma que as curvas, os espirais são suavizados e as estacas são criadas ao longo da curva suavizada em cada ponto em que a suavização entra em contato com a espiral. Insira um valor ou clique
e selecione a distância no desenho.
Nota: Esta configuração não é usada quando uma linha de recurso for especificada para a linha base horizontal.
- Em pontos de geometria horizontais
- Especifica se os vértices devem ser inseridos em pontos de geometria da linha de base horizontal onde a geometria da linha de base horizontal é alterada (como o início de uma curva).
- Em pontos críticos da superelevação ferroviária
- Especifica os vértices na ferrovia que correspondem aos pontos críticos da superelevação ferroviária no alinhamento principal.
- No meio da curva
- Especifica os vértices na ferrovia que correspondem aos pontos no meio da curva no alinhamento principal.
- Nas estacas da linha da amostra
- Cria vértices na ferrovia que correspondem às linhas de amostra existentes ao longo do alinhamento principal. Clique no campo Valor e especifique o grupo de linhas de amostra a ser usado.
Alinhamento vertical
Especifica como vértices incrementais são adicionados ao longo das ferrovias em relação ao perfil do alinhamento dos trilhos principais.
- Ao longo de curvas verticais
- Especifica a frequência de inserção dos vértices ao longo de partes da curva da geometria do perfil. Insira um valor ou clique
e selecione a distância no desenho.
- Em pontos da geometria vertical
- Especifica se os vértices devem ser inseridos em pontos da geometria da linha de base vertical onde a geometria da linha de base vertical é alterada.
- Em pontos Alto/Baixo
- Especifica se os vértices devem ser inseridos em pontos altos e baixos da geometria da linha de base vertical.
Opções para adicionar e excluir as estacas
Cria vértices na ferrovia que correspondem às estacas especificadas manualmente ao longo do alinhamento principal. A lista das estacas é exibida na parte inferior da caixa de diálogo. Clique em
para adicionar uma estaca. Para excluir estacas, selecione-as na lista e clique em
.