Converte uma única operação ou um conjunto de operações em uma operação que pode ser reutilizada em outros arquivos de peça.
É possível criar uma iFeature a partir de qualquer operação de esboço ou arquivo de peça e, em seguida, salvá-la. Para cada iFeature, defina nomes de parâmetro descritivos que esclareçam como os parâmetros afetam a inserção da iFeature em um arquivo de peça.
Por padrão, as iFeatures são armazenadas em arquivos com a extensão .ide na pasta de catálogo. Depois de criar e armazenar uma iFeature, insira-a em um arquivo de peça ou modifique-a.
- Arraste-a do Windows Explorer para um arquivo de peça ou use a opção Inserir iFeature para inseri-la.
- Modifique o arquivo iFeature (.ide) antes ou depois de inseri-lo em um arquivo de peça.
Para posicionar uma iFeature com precisão, use cotas e restrições geométricas especificadas em parâmetros. As alterações executadas no arquivo de operação (.ide) não afetam os elementos de projeto iFeature inseridos em arquivos de peça. Assim mesmo, as alterações aplicadas em uma ocorrência individual não afetam outras ocorrências do mesmo elemento de projeto iFeature dos mesmos arquivos de peça ou de outros arquivos.
Tipos de iFeatures
Existem dois tipos de iFeatures:
- iFeatures convencionais
- Uma iFeature convencional é uma versão única de uma operação que pode ser alterada diretamente por meio da edição do arquivo correspondente. Quando você insere uma iFeature, a geometria de posição descreve a interface que está associada a uma operação. Normalmente, o plano do esboço é usado para isso, mas também é possível usar uma linha ou um ponto de esboço ou algum outro elemento geométrico.
- iFeatures baseadas em tabela
- iFeatures baseadas em tabela contêm muitas variações da operação de uma tabela. Usando a ferramenta Autor de iFeature, defina versões exclusivas da mesma operação. A vantagem de usar uma iFeature baseada em tabela é que você pode alterar rapidamente a iFeature de um tamanho para outro. Basta selecionar a versão da iFeature armazenada na tabela de parâmetros; não é necessário editar a iFeature. Em iFeatures baseadas em tabela, é possível modificar valores, mas não é possível adicionar e remover parâmetros ou geometrias.
Parâmetros nas iFeatures
Trabalhar com parâmetros é uma parte inerente do desenvolvimento de um projeto. Os parâmetros são usados para armazenar os valores de cota para esboços, extrusões, arredondamentos, chanfros e outros elementos. Em iFeatures, são definidos parâmetros para tamanho da operação e geometria de posição, variáveis de rosca e outras propriedades.
Quando você insere uma iFeature em uma peça, o prompt e o nome do parâmetro ajudam a compreender como esse parâmetro afeta a iFeature. Tenha em mente os seguintes pontos ao definir parâmetros:
- Utilize nomes de parâmetro descritivos como altura, largura e profundidade.
- Defina as restrições de tamanho.
- Forneça instruções ou uma explicação para a posição ou localização.
- Adicione Ajuda de posicionamento aos elementos de projeto iFeature. A Ajuda está disponível (como um documento, um arquivo HTML ou uma planilha) quando você insere ou edita as iFeatures.
- Atribua nomes iguais ou semelhantes ao arquivo de iFeature (.ide) e à iFeature na caixa de diálogo Extrair iFeature.
- Adicione à tabela Parâmetros de tamanho todos os valores que estão sujeitos a alterações na iFeature. Quando você insere uma iFeature, o valor é fixado para qualquer parâmetro que não esteja na tabela Parâmetros de tamanho.
Os parâmetros que você cria para todos os seus projetos podem ser visualizados na caixa de diálogo Parâmetros (Gerenciar Parâmetros). Se você passar o mouse sobre um nome de parâmetro na caixa de diálogo, uma dica de ferramenta informará em que esboços, operações e outros parâmetros (como parte de uma equação) o parâmetro é usado.
Práticas recomendadas para a criação de iFeatures
- Defina todos os parâmetros necessários antes de criar a iFeature. Depois de criá-la, você poderá modificar os parâmetros, mas não poderá adicionar novos parâmetros à iFeature.
- Torne a iFeature (ou a iPart) de origem autônoma. Não utilize geometria de referência.
- Se criar geometria dependente, ela deve ser dependente só da geometria do elemento de projeto iFeature. Evite o uso do centro, eixos ou planos de trabalho de origem padrão para as operações de trabalho.
- Utilize expressões para criar relações proporcionais entre os elementos geométricos, em lugar de cotas numéricas.
- Evite as restrições horizontais e verticais nos elementos de projeto iFeature. Utilize restrições paralelas e perpendiculares em vez de geometria do elemento de projeto iFeature.
- Também é possível usar vários comandos de montagem para criar iFeatures de: chaves, splines paralelas, splines com curva, anéis de vedação, eixos ou engrenagens.
- No arquivo de iFeature (.ide), é possível adicionar propriedades personalizadas que são exibidas como propriedades do modelo na peça de consumo. Essas propriedades estão disponíveis quando em um arquivo de desenho você documenta a peça que contém a iFeature.
- Crie parâmetros à medida que cria cotas ou utilize o comando Parâmetros para atribuir um nome aos parâmetros que deseja incluir na iFeature. Renomeie os parâmetros padrão ou clique em Adicionar para definir novos parâmetros. Todos os parâmetros aos quais são atribuídos nomes exibidos automaticamente na caixa de diálogo Extrair iFeature, lista Parâmetros de tamanho.
- Quando planeja um projeto, decide como restringir esboços de operações e utilizar equações em lugar de constantes numéricas para controlar o tamanho e as relações. As equações reduzem o número de parâmetros para definir a posição de um elemento de projeto iFeature e permitem que este seja redimensionado a partir da operação original.
- Para usar uma peça completa como uma iFeature, crie uma iFeature baseada em tabela a partir de uma iPart baseada em tabela.