Utilize o Gerador de cadeias de rolo para projetar e analisar uma variedade de unidades de cadeias. Ele cria as rodas dentadas e o caminho da cadeia como um esboço único ou sólido simplificado e analisa o sistema.
As transmissões por cadeias que são projetadas com o Gerador de cadeias de rolo somente podem ser planas se todos os eixos das rodas dentadas forem paralelos. Não é levada em conta a falta de alinhamento das rodas dentadas. O plano médio da cadeia é o plano X-Y do sistema de coordenadas da cadeia. O sistema de coordenadas segue a regra da mão direita e pode ser restringido por completo à geometria de referência selecionada.
A unidade da cadeia pode estar composta em teoria por um número ilimitado de rodas dentadas e de polias planas. As rodas dentadas e as polias podem ser localizadas dentro ou fora do contorno da cadeia. Além disso, pode ser alterada a direção do movimento e analisada a unidade da cadeia com o movimento inverso.
A primeira roda dentada é considerada a impulsora. As demais rodas dentadas são conduzidas ou intermediárias. A potência transmitida pode ser dividida entre várias rodas dentadas conduzidas usando um coeficiente de potência definido para cada roda dentada. A distribuição das forças e os pares de torção são calculados em consequência.
O cálculo de resistência executa uma verificação de resistência para o tipo de cadeia selecionada. No cálculo são utilizados diferentes dados e equações segundo a norma utilizada: ISO, DIN, BS, CSN ou ANSI.
O Gerador de cadeias de rolo é utilizado para:
Sistema de coordenadas
O ícone do sistema de coordenadas é composto de três eixos e entidades de origem e define por completo o sistema de coordenadas da trajetória da rota da cadeia. Cada entidade do sistema de coordenadas tem um significado e uma função específicos. Se for selecionado a esfera de origem, é ativada a seleção da geometria de referência de ponto que serve como referência de origem para o sistema de coordenadas. Se forem selecionados os eixos X ou Y, é iniciada a seleção da geometria de referência linear que define o vetor de direção dos eixos X e Y do sistema de coordenadas da rota da cadeia. O sistema de coordenadas segue a regra da mão direita, portanto somente é aceita a seleção de um eixo. O plano médio da cadeia é definido com o plano X-Y. O eixo Z serve como indicador do deslocamento do plano médio da cadeia em relação ao plano de trabalho selecionado. Pode ser especificado o deslocamento clicando duas vezes ou com o método de arrastar e soltar. Se for clicado o botão direito enquanto o mouse é localizado sobre os eixos X, Y ou Z, pode ser usado o comando Alterar direção para alterar a direção do eixo em questão.