Para definir uma nova liberação, selecione viga e especifique os graus de liberdade liberados no início e no final do elemento da viga. Liberações são definidas no sistema de coordenadas de viga.
Nota: Quando existe duas vigas adjacentes, uma delas deve ser fixada sem uma liberação naquele final de viga. A restrição já contém informações sobre condições de limite de viga adjacente.
As guias de começo e final permitem que especifique o comportamento da liberação de viga independentemente em cada extremidade da viga. O sistema de coordenadas de vigas é exibido durante a edição, próximo ao extremo inicial da viga.
Além disso, quando uma liberação é definida, os símbolos de graus de liberdade são exibidos no nó inicial e final da viga na janela de desenho. “ x ” representa o tipo “fixo”, “f” representa o tipo “nenhum levantamento”, “f+” representa o tipo “levantamento +” e “f-” representa o tipo “levantamento -”. Por exemplo, o símbolo “xxxffx” que aparece na janela de desenho significa que o início ou o final da viga está conectado com um deslocamento fixo para os eixos X, Y, Z. Além disso, é com nenhum levantamento (livre) para a rotação ao longo dos eixos X e Y e também com rotação fixa ao longo do eixo Z. Além disso, é com nenhum levantamento (livre) para a rotação ao longo dos eixos X e Y e também com rotação fixa ao longo do eixo Z.
Os coeficientes de rigidez elástica e parcial ajustam o método em que é possível adicionar rigidez pode ser adicionado a um grau de liberdade dado.
|
-
Na faixa de opções, clique na guia Análise de estrutura painel Conexões Liberar.
-
Selecione uma viga onde deseja definir uma liberação. Um sistema de coordenadas de viga é exibida. É posicionado mais perto do início da viga, o sistema de coordenadas é orientado em direção à extremidade da viga. Ademais, são exibidos os símbolos de graus de liberdade do nó inicial e final da viga. Os símbolos a seguir são utilizados:
- “x” significa tipo de deslocamento ou rotação “ fixa”
- “f” significa tipo de deslocamento ou rotação “nenhum levantamento”
- “f+” significa tipo de deslocamento ou rotação “levantamento+”
- “f-” significa tipo de deslocamento ou rotação “levantamento-”
-
Selecione o coeficiente que é utilizada para definir os valores de deslocamento e rotação:
Selecione o coeficiente de elasticidade para definir os valores exatos em N/mm. O coeficiente elástico (como o coeficiente elástico para a direção UZ) pode ser definido somente para a direção liberada (que é, para a direção UZ).
Selecione o coeficiente de rigidez parcial para especificar valores entre 0,0 (uma direção liberada) e 1,0 (sem liberação). O valor da rigidez do elemento é multiplicado pelo valor do coeficiente no final apropriado.
-
Especifique o deslocamento. Utilize os menus suspensos para especificar os graus de liberdade para se liberar no início e no final do elemento de viga para os eixos X, Y e Z.
Quando o tipo de deslocamento fixo é selecionado, não há liberação nessa direção.
As opções "Levantamento" significam opções não fixadas. Nenhum levantamento, levantamento+ e levantamento- especificar deslocamentos de liberação Ux, Uy ou Uz no nó inicial ou final do elemento de viga, na direção compatível ("+") ou oposta ("-"), em relação ao sistema de coordenadas do eixo da viga local.
-
Especifique a rotação. Utilize os menus suspensos para especificar os graus de liberdade para se liberar no início e no final do elemento de viga para os eixos X, Y e Z.
Quando o tipo de rotação fixa é selecionado, não há liberação nessa direção.
Nenhum levantamento, Levantamento+ e Levantamento- especificam as rotações de liberação Rx, Ry ou Rz no nó inicial ou final do elemento de viga, na direção compatível ("+") ou oposta ("-") no que diz respeito ao eixo do sistema local de coordenadas da viga (de acordo com o princípio do parafuso para a direita).
|
Nota: Liberações são definidas no sistema de coordenadas de viga.
Para remover uma liberação, selecione a liberação no navegador, clique com o botão direito do mouse e selecione Excluir.
Atribuindo uma liberação para modificar o comportamento de vigas individuais
A liberação pode ser utilizada para modificar o comportamento de vigas individuais.
No exemplo seguinte, existem duas forças idênticas, elas tem o mesmo tamanho e direção.
Atribua uma liberação. Na faixa de opções, clique na guia Análise de estrutura painel Conexões Liberar . Seleciona-se uma viga para liberar de modo que ela possa girar.
Execute a simulação. Clique no comando Simular no painel Solucionar.
As cargas são iguais, mas o deslocamento da viga liberada é substancialmente maior.