Ao conduzir estudos de análise de estrutura, é possível costurar partes de um modelo, para permitir uma análise mais eficiente.
Quando montagens de estruturas são analisadas, pode-se excluir vigas, nós personalizados e condições do limite que não se deseja incluir na simulação. Selecione Suprimir no menu de contexto para excluir da simulação os objetos desejados.
As propriedades de material definem as características estruturais de cada viga para a simulação. Cada simulação pode ter um conjunto de materiais diferente para qualquer viga.
É possível alterar o material padrão de vigas individuais na caixa de diálogo Material de viga.
Estilos e normas
Os materiais do Inventor são gerenciados com o Editor de estilos e normas. É possível modificar materiais existentes ou criar novos. Ao criar ou modificar materiais, tenha cuidado para atribuir as características de material corretos.
navegador da análise de estrutura
No navegador de análise de estrutura, existe uma pasta Materiais onde é possível encontrar uma lista de materiais que substituem outros materiais. Por exemplo, se tiver um componente de cobre e substituir o cobre com aço, há um nó exclusivo para o aço. O nó Aço contém nós para cada viga utilizando aquele material.
As propriedades da viga tem como base os dados da montagem Gerador de estrutura, mas podem ser personalizados para a simulação.
Selecione uma viga no navegador, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades de Viga. Ou, clique em Propriedades no painel Viga na faixa de opções.
navegador da análise de estrutura
No navegador de análise de estrutura, existe uma pasta Seções onde é possível encontrar uma lista de todas as seções que substituem outras seções.
Restrições estruturais restringem ou limitam o deslocamento do modelo.
Todas as restrições usam a exibição instantânea e os manipuladores para definir facilmente as entradas. Configurações mais complexas estão disponíveis nas caixas de diálogo.
Tipos de restrições estruturais para análise de estrutura são:
Fixo |
Remove todos os graus de liberdade. |
Fixado | Remove os graus de liberdade de deslocamento em um nó especificado. |
Flutuante |
Remove os graus de liberdade de deslocamento em uma direção específica em um nó da estrutura. |
Para exibir a informação da força de reação, execute a simulação e, em seguida, clique com o botão direito do mouse em uma restrição no navegador de análise de estrutura, e selecione Reações.
As cargas estruturais são forças aplicadas a uma viga ou nó durante a operação. Tais cargas causam tensões, deformações e deslocamentos em componentes.
No projeto de desenho, é importante saber como seu produto reage sob condições de trabalho normais e excessivos. Saiba como determinar a resposta que seu produto tem para essas cargas, e construa em um fator de segurança adequado. Aspectos importantes de seu projeto incluem a magnitude de carga, frequência de ocorrência, distribuição e natureza (estático ou dinâmico). Se pode visualizar como o produto responde às cargas, poderá controlar melhor seus projetos.
Os tipos de cargas estruturais disponíveis são:
É possível personalizar o modelo de viga adicionando nós, defina liberações e vínculos rígidos.
É possível adicionar nós a vigas selecionadas.
Atribuir liberação de graus de liberdade especificado para uma estrutura selecionada.
Definir um vínculo rígido entre nó principal e um ou mais nós secundários em uma estrutura de moldura.