Nas rotas rígidas, é possível que as atualizações dinâmicas não sejam apropriadas em algumas regiões. Para aplicar restrições geométricas e de nota, utilize vários comandos de roteamento de esboço para definir manualmente os pontos e segmentos de roteamento.
Ao criar segmentos de rota de esboço, você pode alternar entre cotas de esboço normais e cotas de referência usando a opção Cota automática no menu de contexto. A geometria de rota das cotas de referência pode ser editada dinamicamente mais tarde.
O seguinte procedimento exibe um possível fluxo de trabalho para criar manualmente segmentos de rota de esboço.
- Ative o ambiente de rota.
-
Na faixa de opções, clique na guia Rota
painel Criar
Rota .
- Opcionalmente, se for iniciar uma nova rota, defina o ponto inicial da rota de uma das seguintes maneiras:
- Para selecionar geometria, clique na geometria válida, como a aresta circular ou um ponto de trabalho. Verifique que o eixo aponta para a direção necessária quando executar a seleção.
- Para selecionar um ponto que está defasado com relação ao eixo ressaltado, clique em qualquer lugar ao longo do eixo.
- Para definir um ponto com um deslocamento de uma distância precisa, pare o cursor sobre a linha de eixo, clique com o botão direito do mouse e, a seguir, selecione Inserir distância. Especifique um valor na caixa de diálogo do mesmo nome.
- Para cancelar a criação das cotas de referência para o esboço da rota para a frente, clique com o botão direito do mouse e desative Cota automática.
- Para alterar a orientação do eixo da ferramenta de roteamento ortogonal 3D, execute uma das seguintes ações:
- Para a rota de tubulação, clique na seta do ângulo de 45 graus.
- Para a rota de tubulação, clique com o botão direito do mouse e selecione Vergadura personalizada para definir uma vergadura.
- Clique com o botão direito do mouse em um eixo apropriado e selecione Paralelo à aresta ou Perpendicular à face. Restrinja o eixo com geometria a peças da montagem.
- Clique com o botão direito do mouse e, a seguir, selecione Referência de rotação. Defina a orientação da rotação forçada à geometria apropriada.
Nota: Quando são aplicados os comandos Paralelo à aresta ou Perpendicular à face para reorientar o eixo, o sistema pode solicitar um ângulo irregular (não um ângulo de 45 ou 90 graus) no ponto de rota anterior. Será criada uma dobra personalizada para que as setas de raio e rotação estejam disponíveis na ferramenta de roteamento ortogonal 3D.
- Opcionalmente, defina a dobra personalizada em uma rota de tubulação ou a curva normal em um rota de tubo:
- Para definir o ângulo de orientação, clique e arraste a seta de rotação ou clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir ângulo.
- Para definir o raio da dobra, clique duas vezes na seta de raio e insira um valor ou clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir raio.
- Para definir o próximo ponto de rota, execute uma das seguintes ações:
- Mova o cursor sobre o eixo da ferramenta de roteamento ortogonal 3D, defina o ponto de rota usando a informação da ferramenta ou o comando Inserir distância do menu de contexto. Também é possível parar o cursor sobre o eixo e inserir diretamente um valor da cota.
- Clique com o botão direito do mouse e, a seguir, selecione Referência de ponto. Defina o ponto de rota forçado à geometria apropriada. O comando Referência de ponto é aplicado normalmente junto com o comando Referência de rotação.
Ao parar o cursor sobre o eixo, os pontos selecionados não válidos (aqueles que não são localizados dentro da zona dos comprimentos de segmento mínima e máxima definidas) aparecem marcados com um "x". As seleções válidas são representadas usando um ponto verde. As seleções que cumprem os requisitos de comprimento mínimo mas são muito curtos para uma dobra ou acessório adicional são representadas usando um ponto azul.
- Para ajustar o segmento que acabou de criar, execute uma das seguintes ações:
- Se a ferramenta de roteamento ortogonal 3D não for exibida, ative a ferramenta de uma das seguintes maneiras:
- Na faixa de opções, use a guia Rota
painel Criar
Rota e, em seguida, clique no último ponto de rota que você acabou de criar.
- No navegador Modelo ou na janela de desenho, clique no último ponto de rota e, em seguida, clique na guia Rota
painel Criar
Rota.
- No navegador de modelo ou na janela de desenho, clique com o botão direito do mouse no último ponto de rota e, a seguir, selecione Rota.
- Siga selecionando pontos de rota.
- Para criar mais segmentos de rota de esboço, repita os passos 4 a 8.
- Para criar uma região de rota automática, selecione geometria válida. A nova região de rota automática começa no ponto de rota atual e termina na geometria apropriada.
- Para concluir de adicionar pontos de rota, clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir.
- Para concluir a rota, clique no botão direito do mouse e selecione Concluir edição.
Uma vez concluída uma rota, é possível preenchê-la ou arrastar acessórios até ele de maneira que sirva de acessório inicial para outro rota.