Novidades: 2024.2
Geralmente, uma rota de tubulação ou de tubo rígido é um conjunto misto de regiões de rota automática e segmentos de rota de esboço . Os segmentos de rota de esboço são criados manualmente usando restrições geométricas, cotas, dobras personalizadas, referência de ponto, referência de rotação, eixos de direção da ferramenta de roteamento ortogonal 3D, etc.
Os segmentos de rota de esboço podem ser aproveitados da geometria de referência da montagem. É recomendável planificar as restrições de rota antes de começar o projeto. Quando precisar, crie linhas de construção ou inclua geometria para inserir restrições.
Durante a criação da rota, é possível decidir continuar com um roteamento para a frente de cotas de esboço normais usando a opção Cota automática no menu de contexto. Utilize o comando Cota de referência para alterar a cota de roteamento especificada de cota de esboço para cota de referência. Também é possível copiar uma cota de referência e colá-la como uma cota de esboço;
Os segmentos de rota de esboço não dispõem de uma região como uma região de rota automática. São representados pelo segmento entre dois pontos de rota criados manualmente. O esquema de mapeamento de nomes padrão dos pontos de rota de esboço é Ponto de rota <n>, onde <n> é um número que é incrementado automaticamente a partir de 1 e continua sequencialmente na rota de tubulação ativa. É restabelecido para 1 em cada rota de tubulação exclusiva em um trecho de tubulação novo. Pode ser alterado o nome das regiões de rota automática e os pontos de rota no navegador Modelo usando a função de edição lenta dos sistemas operacionais da Microsoft.
No navegador Modelo, os pontos de rota estão situados no mesmo nível que as regiões de rota automática. Os pontos de rota terminais costumam ter pontos de rota compartilhados . Seguem o esquema de nomes de pontos de rota automática e estão contidos tanto na região de rota automática como no esboço de rota.
As rotas de esboço normalmente têm dois tipos de restrições: restrições geométricas e restrições de nota.
Na montagem de tubos e tubulações, se existe geometria como vértices, geometria linear, face plana e funções de trabalho, que incluem pontos de trabalho, eixos de trabalho e planos de trabalho, pode ajudar a navegar pelo sistema de rota, inclua esta geometria como geometria de referência e aplique as restrições geométricas e de nota apropriadas para definir o projeto.
As rotas normalmente começam e terminam em certa geometria válida. Consequentemente, a geometria de referência é criada automaticamente e é agrupada na pasta Operações de trabalho; por exemplo, um ponto de trabalho normalmente é obtido da seleção de uma aresta circular e é mantida coincidente com seu ponto central. Quando é excluída a geometria de rota, incluídos pontos e segmentos de rota, é mantida a geometria de referência subjacente.
Outros comandos de roteamento como: Paralela com a Aresta e Perpendicular para a avançar com a criação também incluem automaticamente geometria de referência.
Os segmentos das regiões de rota automática podem ser atualizados dinamicamente quando são executadas alterações na geometria associada. O sistema calcula automaticamente a nova solução da região de rota automática de maneira que possam ser adicionados ou removidos segmentos.
Os segmentos de rota de esboço devem ser editados ou excluídos manualmente. O sistema ajusta dinamicamente o comprimento e a orientação do segmento, a não ser que estejam restringidos por completo, mas não são adicionados ou removidos segmentos.