Calcula conexões de pressão cilíndricas coaxiais elásticas para eixos compactos ou ocos em estado frio ou quente. O programa calcula os parâmetros geométricos da junta, o ajuste mínimo, o ajuste padrão ou real, e a seleção de material das peças de pressão.
O cálculo só é válido para ajustes de pressão em que não ocorrerão deformações permanentes após a conexão. As deformações não incluem o alinhamento de picos e saliências da textura da superfície.
Este cálculo só é válido para conexões que não estão suportando pressão externa ou que são feitas de peças tubulares de comprimento ilimitado. As peças são feitas de materiais que se comportam de acordo com a lei de Hooke.
O cálculo não leva em conta a influência de forças centrífugas, nervuras ou outras peças de reforço ou peças em que a temperatura é distribuída de maneira não uniforme.
Uma junta de ajuste de pressão com comprimento ilimitado é uma junta com comprimento igual ou superior ao diâmetro. Se for inferior, a pressão de contato real será maior que a calculada. Este cálculo fornece maior segurança contra uma possível folga do ajuste de pressão.
Informações gerais
A interferência mínima é determinada ao fixar a capacidade de carga mínima necessária dos ajustes de pressão, junto com outros fatores.
A interferência máxima é determinada sem deformação plástica, de acordo com a condição de plasticidade HMH (Huber, Misses, Hencky) e com outros fatores.
A velocidade de pressão deve ser lenta (aproximadamente 3 mm/s ~ 0. Uma velocidade alta reduz a capacidade de carga do ajuste.
As temperaturas calculadas devem ser consideradas como mínimas, já que não levam em conta a uniformização da temperatura durante o processo de pressão nem, por exemplo, o tempo de resfriamento do cubo após ser removido da fornalha.