Durante a criação de rotas para a frente ou nas edições posteriores, o comando Incluir geometria permite incluir a geometria de referência de vértices, arestas lineares, faces planas e operações de trabalho existentes. Usando as linhas de construção e o comando Cota geral, é possível definir a posição do segmento coplanar de forma precisa no sistema de coordenadas espacial.
A linha de construção começa a partir de um ponto de rota de esboço na região paramétrica. Com a ferramenta de roteamento ortogonal 3D ativa, os comandos específicos de tubos e tubulações do menu de contexto podem ajudar a determinar o segundo ponto decisivo para a linha de construção. Quando são inseridas cotas angulares, a linha de construção pode ser ajustada automaticamente à nova posição. Pode ser necessário restringir a linha de construção previamente.
As linhas de construção não participam no preenchimento de rotas. Além disso, não podem ser inseridos pontos de rota intermediários na linha de construção e não pode continuar a criação do rota a partir o segundo ponto decisivo (não o ponto inicial que coincide com o ponto de rota de esboço subjacente).
Nota: Se o ponto inicial for uma rota de acoplamento que conecta dois segmentos retos, e o ponto inicial é movido, é realocada automaticamente a linha de construção. Se for excluído o ponto de rota de acoplamento, o acoplamento não será gerado e a linha de construção permanecerá na posição original.
Criação de linhas de construção
- Ative a rota.
- Se estiver criando o próximo ponto de rota, clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir para sair do comando Rota.
- No navegador Modelo ou na janela de desenho, clique com o botão direito do mouse em um ponto de rota de esboço na região paramétrica e selecione Desenhar linha de construção.
Os controladores de rotação estão disponíveis nos três eixos de direção da ferramenta de roteamento ortogonal 3D.
- Opcionalmente, clique com o botão direito do mouse na janela de desenho e, a seguir, ajuste a opção Cota automática se ela deve ser cotada.
- Selecione o segundo ponto decisivo em um eixo de direção.
Dica: Além dos manipuladores de direção da ferramenta de roteamento ortogonal 3D, é possível utilizar os comandos de rota que julgar necessários para orientar o eixo de direção e definir a rota. Exemplos desses comandos no menu de contexto: Paralelo à aresta, Perpendicular à face, Referência de rotação e Referência de ponto.
É criada a linha de construção.
- Opcionalmente, para alterar a orientação da linha, clique com o botão direito do mouse no segundo ponto decisivo que acaba de ser criado e selecione Mover/Girar 3D. Utilize o arraste livre ou insira as distâncias precisas para realocar o ponto.
Dica: Por padrão, os eixos da tríade são coerentes com o sistema de coordenadas mundial, mas podem variar com a direção de rota. Para definir as distâncias de X, Y, Z relativas à direção da rota de forma correta, é possível redefinir o alinhamento do eixo com o segmento de rota.
- Opcionalmente, para restringir a linha de construção, insira restrições geométricas apropriadas. Por exemplo, é possível inserir uma restrição fixa na linha de construção.
- Na faixa de opções, clique na guia Rota painel Restringir Cota e adicione uma cota angular entre a linha de construção e o segmento.
Nota: O segmento que será restringido não interseciona necessariamente com a linha de construção. No entanto, para adicionar uma cota angular, devem ser coplanares.
Exclusão de linhas de construção
- Ative a rota.
- Na janela de desenho, clique com o botão direito do mouse na linha de construção não desejada e selecione Concluir.