As representações posicionais capturam "instantâneas" cinemáticas de montagens, com o fim de executar análise do movimento e outras avaliações de uma montagem em várias posições. As representações posicionais são salvas na montagem principal e podem ser recuperadas a qualquer momento para efetuar nelas outras análises ou modificações.
Elas costumam ser utilizadas juntamente com montagens flexíveis para definir uma submontagem com um estado cinemático determinado, bem como para deixar os graus de liberdade restantes expostos para a montagem principal.
Em uma representação posicional, a adaptabilidade é adiada e as operações de peças adaptativas e as de montagens não são atualizadas. As montagens adaptativas são flexíveis de maneira implícita e são atualizadas, mas os resultados não são inseridos na submontagem. As montagens adaptativas são flexíveis de maneira implícita e são atualizadas, mas os resultados não são inseridos na submontagem.
Cada montagem tem uma representação posicional denominada Principal que representa o estado padrão da montagem, no qual as operações de modelagem ocorrem. Você não pode editar a representação posicional principal, mas todas as novas representações posicionais são cópias da representação principal. Faça as alterações necessárias nas representações posicionais e, em seguida, reative a representação posicional principal para salvar a montagem.
A representação principal é "à prova de erros". É possível criar muitas representações posicionais com vários estados da montagem e perder a conta das posições da montagem, a visibilidade, os parâmetros de relacionamento e outros valores da montagem original. Independentemente do número de representações posicionais criadas, sempre é possível voltar ao estado padrão da montagem; basta ativar a representação principal.
O navegador Representações consiste em uma vista detalhada de todas as representações do arquivo de montagem. É possível:
Uma representação da vista de projeto preserva o estado de visualização de uma montagem. Ele captura as operações de trabalho e a visibilidade do componente, características da aparência, bem como ampliação e configurações da magnificação. Também é possível captar o estado de visibilidade dos esboços que controlam o comando Visibilidade do objeto.
Uma representação posicional incorpora todos os parâmetros de uma vista de projeto ativa, bem como o estado de flexibilidade das submontagens, o estado de ativação dos componentes, e também inclui parâmetros como deslocamentos e desativação de relacionamentos e padrões. Uma representação posicional é utilizada para manipular a montagem com fins de análises das características cinemáticas e para salvar seu estado no arquivo de montagem.
Tanto as representações de vista de projeto quanto as representações posicionais podem refletir parâmetros de submontagens aninhadas, levando em conta a classe de informação que cada representação armazena.
As novas representações de vista de projeto são com base no estado atual da montagem. As novas representações posicionais copiam o estado da representação principal, que pode ser modificado, se necessário.
Quando uma representação posicional está ativa, podem ser executadas as seguintes ações:
Você só pode executar as seguintes operações quando a representação principal está ativa:
É possível trabalhar em representações posicionais aninhadas na hierarquia de uma montagem. No entanto, se você desejar salvar o arquivo, a representação posicional principal deverá estar ativa. Por exemplo, a representação posicional principal da montagem de nível superior está ativa, mas foram feitas alterações nas representações posicionais das submontagens aninhadas. Se uma submontagem aninhada não estiver na posição principal quando for salva, clique em OK quando receber o prompt para salvar a montagem da representação principal.