Esta guia amplia a guia Projeto. Permite calcular os dados da conexão parafusada em função das seleções executadas na guia Projeto.
Nota: A guia Cálculo da fadiga não estará disponível se for desativada a solução de cálculo da fadiga. Clique no comando Ativa/desativa o cálculo da fadiga no canto superior direito da guia Cálculo.
Cargas
Selecione o tipo de carga.
Parâmetros de cálculo
Esta área exibe as forças e as tensões calculadas no parafuso e a pressão na rosca da porca.
- Fator de percurso dinâmico
- É preciso incluir um valor em Fator de percurso dinâmico para o cálculo se o percurso atua na junta. Nesse caso, é usado o Fator de percurso dinâmico. O botão localizado próximo ao campo de edição abre a caixa de diálogo Valor de fator de percurso dinâmico recomendado, que permite selecionar um valor de coeficiente.
- Vida útil de uma junta em milhares de deflexões
- Selecione um dos valores predefinidos.
- Grau de segurança exigido
- O grau de segurança requerido da conexão parafusada durante a carga de fadiga é o coeficiente entre a resistência à fadiga e a tensão calculada da conexão parafusada. A caixa de diálogo permite sua seleção, É exibido ao clicar no botão situado próximo ao campo de edição.
- Coeficientes de resistência
- Para visualizar o cálculo utilizado, consulte o capítulo Deextremidade do limite de resistência das conexões aparafusadas do Manual do engenheiro.
Método de cálculo de resistência de fadiga
Use o menu suspenso para selecionar um método que defina a curva de fadiga para determinar a resistência à fadiga da conexão parafusada. A curva de fadiga utilizada é exibida nesta área.
- Fator de estreitamento do diagrama de Haigh
- Depende dos valores recomendados do material da junta para tração e dobra Ψ <0,15...0,3>.
Parâmetros de cálculo do limite de resistência
- Material de limite de resistência básica
- Limite de resistência básica de uma barra de teste do material selecionado. O valor desses cálculos é inserido automaticamente. Para alterar o valor manualmente, desmarque a caixa.
- Modificação do coeficiente de concentração de tensão
- O fator modificado de concentração de tensão é determinado com a fórmula k
e
= 1/K. O Fator K de redução de resistência à fadiga depende do tipo, da forma, do projeto, da qualidade e da carga da conexão parafusada.
- Fator de efeitos diversos
- Todos os demais efeitos que possam reduzir ou aumentar a resistência à fadiga da conexão parafusada (a influência da corrosão, por exemplo) são incluídos neste coeficiente.
Resultados
Para exibir a área Resultados à direita das guias Cálculo e Projeto, clique duas vezes na linha dupla da direita ou uma vez na divisa em V. As unidades dos valores dos resultados calculados podem ser alteradas.
Exibe as forças e as tensões calculadas no parafuso e a pressão na rosca da porca. Clique em Calcular para visualizar os valores.
Nota: A área Resultados exibe os resultados de cálculo apropriados para obter todas as cotas corretas da conexão parafusada.
Para obter informações sobre as fórmulas utilizadas no cálculo da conexão aparafusada, consulte o Manual do engenheiro
.
Os seguintes parâmetros de saída são exibidos no painel Resultados:
- Limite de resistência corrigida (σ
e
)
- Tensão média virtual (S
e
/ Ψ) (σ
F
)
- Resistência média à fadiga da junta (σ
M
)
- Amplitude de resistência da fadiga da junta (σ
A ).
- Tensão cíclica média da junta (σ
m
)
- Amplitude de tensão cíclica (σ
a ).
- Grau de segurança calculado (n
c
)
Resumo de mensagens
Exibe os relatórios sobre o cálculo. Para abrir a área Resumo de mensagens na parte inferior das guias Cálculo e Projeto, clique duas vezes na linha dupla situada ao final das guias ou uma vez no sinal circunflexo que aparece na parte inferior destas. A área de mensagens incorpora um resumem de todos os cálculos (estado e fadiga).
Comandos da barra de ferramentas