A Selection Tree é uma janela encaixável que exibe uma variedade de vistas hierárquicas da estrutura do modelo, como definido pelo aplicativo de CAD no qual o modelo foi criado.

O Navisworks utiliza essa estrutura hierárquica para identificar caminhos específicos do objeto (desde o nome do arquivo até um determinado objeto).
Para os arquivos do Revit 2014 e posteriores (RVT ou NWC), a hierarquia do modelo pode ser estruturada de forma a exibir a categoria, a família, o tipo e a instância abaixo de cada nível, além de exibir o material do qual o objeto do Revit é feito. Por exemplo, uma porta pode ser quebrada em partes integrantes como vidro ou madeira.
Por padrão, há quatro opções na lista suspensa:
Padrão. Exibe a hierarquia padrão da árvore, incluindo todas as instâncias. A hierarquia pode ser classificada alfabeticamente.
Compact. Exibe uma versão simplificada da hierarquia na opção Standard, omitindo vários itens. É possível personalizar o nível de complexidade desta árvore no Options Editor.
Propriedades. Exibe a hierarquia com base nas propriedades dos itens. Isto permite uma pesquisa manual simples no modelo por propriedade de item.
Conjuntos. Exibe a lista de conjuntos de seleção e de pesquisa. Caso nenhum conjunto de seleção e de pesquisa tenha sido criado, esta opção não é exibida.
Opções personalizadas da Selection Tree podem ser adicionadas usando a API do Autodesk Navisworks.
O nome dos itens reflete os nomes do aplicativo de CAD original sempre que for possível. É possível copiar e colar nomes da Selection Tree. Para fazer isto, clique com o botão direito na Selection Tree e clique em Copy Name no menu de contexto. Também, é possível clicar em um item na Selection Tree e pressionar CTRL + C. O nome agora foi copiado para a área de transferência.
Há diferentes ícones de árvore representando os tipos de geometria que compõem a estrutura do modelo. Cada um destes itens pode ser marcado como oculto (cinza), não oculto (azul escuro) ou requerido (vermelho).