Use a página Selecionar Região para Criar Eletrodo para especificar a região no item para o qual você deseja fazer o eletrodo e a direção de extração do eletrodo. A região especificada definirá a região de queima no eletrodo.
A direção inicial de extração do eletrodo é na direção do eixo +Z. Para alterar a direção de extração, selecione outro plano de trabalho na barra de status. Também é possível definir a direção de extração utilizando as opções de Vetor de Extração nesta página do assistente. Conforme você avança pelo assistente, o eletrodo, base e suporte são criados ao longo do vetor selecionado. Para especificar configurações de eletrodo, clique no botão
para abrir a página Eletrodo do diálogo Opções.
- Para especificar o tipo de região que deseja selecionar, selecione o método na lista Método de seleção:
- Face Única
- Região Côncava
- Região Convexa
Nota: A normal de superfície da peça de trabalho do sólido é importante na determinação da natureza côncava ou convexa de uma região. Por convenção, a normal de superfície aponta para fora do material sólido.
- Se desejar reverter o sólido ativo, selecione Inverter Sólido.
- Especifique como definir o vetor de extração:
- Utilize um eixo principal existente:
- Selecione Manual para criar um eletrodo de queima por vetor, onde o vetor não esteja alinhado com um eixo principal. Para criar o vetor:
- Mova o cursor sobre a peça de trabalho para destacar os tipos de região especificados. Clique para selecionar a região onde deseja criar um eletrodo.
Nota: Quaisquer regiões já selecionadas são removidas da seleção. Utilize os controles das teclas Shift e Ctrl ou seleção por caixa para adicionar e remover regiões de e para a seleção. Somente faces inteiramente dentro de uma caixa são selecionadas, o que facilita a seleção de grupos de faces. Para incluir uma figura de relevo, selecione as faces adjacentes ao selecionar a região.
No caso de faltar geometria necessária para que o eletrodo queime a região selecionada, o assistente cria automaticamente a geometria necessária.
- Para refinar sua seleção de região, use uma das seguintes opções:
-
— Estes botões aparecem quando você seleciona uma região. Utilize esses botões para exibir uma vista diferente da região na janela de exibição.
- Traçar Região — Traça uma curva fechada na peça de trabalho para definir a região.
Você pode usar a barra de ferramentas Criar Curva Composta para definir a curva ou utilizar curvas existentes criadas e pré-selecionadas antes de iniciar o.
Dica: A opção Traçar Região é projetada para ser utilizada se a seleção usando um dos métodos de seleção especificados não funcionar, por exemplo, se o modelo de item estiver mal conectado ou a região for complexa. Essa opção leva mais tempo para calcular a região de queima, portanto, tente um método de seleção primeiro, se possível.
- Dividir Face — Permite selecionar uma porção da face do sólido na peça de trabalho. Use o diálogo Dividir Face em Sólido para dividir uma face de um sólido em duas porções. Você também pode dividir múltiplas faces.
Superfícies e curvas compostas são criadas a partir das regiões selecionadas e exibidas como selecionadas. Esses objetos podem ser utilizados das seguintes maneiras:
- Se você reiniciar o assistente, esses objetos representam uma região pré-selecionada e são usados para criar o eletrodo. Você pode adicionar outras regiões a essas.
- Saia do Assistente de Eletrodo e use esses objetos para criar um sólido que representa o eletrodo. Você pode então registrar o sólido como um eletrodo e adicionar o eletrodo à folha de processo EDM.
- Continue usando esses objetos na sessão atual do assistente para criar um eletrodo.