Para especificar a distância de extensão do eletrodo

Utilize a página de Opções de Distância de Extensão para especificar a extensão do eletrodo que anexa a região de queima à base. Essa página do Assistente de Eletrodo possui códigos de cores para mostrar a qual peça do eletrodo os valores se referem.

O diagrama mostra um eletrodo (amarelo) posicionado em um item sólido (cinza). A distância de extensão (azul) é marcada com uma seta:

  1. Insira um valor em Distância de Extensão para especificar a extensão.
  2. Insira os valores nas caixas de escala XY e Z para especificar o quanto você deseja escalar a extensão na direção Z e nas direções X e Y.
    Nota: Se você inserir diferentes valores de escala nos campos Z e XY, a extensão resultante ainda é tangente contínua com as faces subjacentes do sólido. Portanto, as distâncias reais estendidas podem não ser iguais à distância multiplicada pelo fator de escala. Geralmente você não insere dois valores de escala. Um dos valores de escala permanece como 1 para corresponder ao comprimento da distância de extensão. Se o outro valor for 1, então as extensões nas direções Z e XY são as mesmas. Se não for 1, as extensões nas direções Z e XY são diferentes.
  3. Selecione um método na lista Opção para especificar como a região de queima é estendida.

    Nem todas as opções de extensão de região de queima são adequadas para todos os eletrodos. Utilize o botão Prever para testar as opções com seu eletrodo.

    Escolha entre as seguintes opções:
    • Normal à Aresta — A extensão é perpendicular à aresta da região de queima:

      Região de queima

      Extensão

    • Aumentar para caixa — Essa opção utiliza uma caixa limitante expandida da região de queima como um alvo para limitar a extensão. As superfícies são geralmente estendidas além da distância de extensão até que intersecionem essa caixa. Isso resulta num lado quadrado plano para canais abertos nas extremidades.

      Os métodos de extensão normais podem não proporcionar o resultado desejado porque o ângulo na margem da nervura produz uma face inclinada no eletrodo na região de folga onde a forma não é crítica.

      A solução Aumentar para caixa proporciona um eletrodo melhor.

      Quanto maior a curvatura da margem da nervura, maior o benefício em utilizar Aumentar para caixa.

    • Internas da Superfície — A extensão é ao longo da direção das laterais/longitudinais na superfície subjacente da região de queima.

    • Alinhar Verticalmente — A extensão é alinhada verticalmente ao longo do eixo Z.

      As curvas internas da extensão são alinhadas com o eixo Z, mas a extensão em si ainda é tangente contínua à região de queima. Por esse motivo, essa opção não é adequada para estender faces que se encontram no plano XY.

    • Superfície de fechamento — A extensão é ao longo da normal da superfície subjacente. Selecione essa opção e insira um valor em Ângulo. O ângulo padrão para a superfície de fechamento é 90 graus.

      Essa opção é mais adequada para regiões convexas verticais. Sem essa opção, você obtém um fio de navalha. No diagrama abaixo, você pode ver um exemplo de tal região. A seta mostra a direção da extensão.

      Opção superfície de fechamento:

      Outras opções:

      Região de queima

    Essa opção também é adequada para regiões com fillets nas arestas.

  4. Insira um valor em Distância de Folga. É a distância da base do eletrodo a partir da opção de Posição selecionada, medida ao longo do eixo Z:

    Acima da região de queima

    Acima da Extensão

    Acima do Bloco

    Acima da distância Z mínima

    Você pode inserir um valor negativo para a distância de folga. Quando a base é criada, o Electrode é automaticamente trimado para que não colida com o sólido. Se o valor negativo for suficientemente pequeno, você pode criar um eletrodo cuja base corresponda ao topo do sólido. Isso é conhecido como eletrodo base offset.

  5. Selecione uma opção na lista Posição. O gráfico no assistente muda para mostrar onde a posição de base é calculada. Escolha entre:
    • Acima do Bloco — Esse é o ponto mais alto do sólido a partir do plano XY, marcado com uma seta vermelha:

    • Acima da Extensão — Esse é o ponto mais alto da extensão da região de queima a partir do plano XY:

      Acima da Extensão

      Dist. de Extensão

    • Acima da Região de Queima — Esse é o ponto mais alto da região de queima a partir do plano XY, marcado com uma seta vermelha:

    • Acima do Z Mín. — Esse é o mínimo valor Z da região de queima selecionada, marcada por uma seta vermelha:

      Com essa opção, você não pode utilizar valores negativos para a distância de folga. Se a distância de folga for menor que a altura da região de queima, um eletrodo no estilo base offset é criado.

  6. Insira um valor em Ângulo de Saída para especificar o ângulo na extensão do eletrodo, excluindo a peça que se estende desde a região de queima. Um ângulo de saída pode ser necessário para reforçar o eletrodo caso tenha sido criado para uma cavidade estreita. Medição é ao longo do eixo Z. Os ângulos de saída são marcados em vermelho no diagrama:

  7. Clique em Prever para executar a verificação de colisão das superfícies de extensão e de folga contra o item, e exibir o eletrodo na janela gráfica. Altere os valores se necessário e clique em Prever novamente.
  8. Para especificar diferentes direções para diferentes segmentos da extensão do eletrodo, clique em Avançado.
  9. Clique Próximo. Uma nova verificação de colisão é executada nas superfícies de extensão e de folga contra a peça de trabalho, antes da página Especificar Bloco do Eletrodo ser exibida.

    Alternativamente, clique no botão para sair do Assistente de Eletrodo. O eletrodo é criado como um sólido e permanece selecionado. Você pode modificar o sólido e acessar o assistente novamente. Isso irá registrar o sólido como um eletrodo.