Criando morph utilizando o método caixa flexível

Morph de caixa flexível permite distorcer um modelo sólido inteiro ou parte dele manipulando uma caixa flexível. A caixa flexível também pode ser utilizada para curvar ou girar um modelo em torno de um eixo definido pelo plano de trabalho.

Utilize a guia Caixa Flexível do diálogo Morph para selecionar as faces do sólido que você deseja distorcer e especifique o morph.

Os botões de distorção no diálogo permitem editar o modelo dinamicamente manipulando as alças de arraste numa caixa. Conforme você movimenta as alças de arraste, a caixa é distorcida. Você pode selecionar diferentes camadas dentro da caixa limitante e aplicar morph à seleção utilizando uma combinação de girar, curvar, esticar e tensionar até alcançar o resultado desejado.

O exemplo a seguir mostra a mudança de forma que pode ser alcançada utilizando as alças de arraste para manipular o modelo.

  1. Selecione a opção Selecionar faces e, em seguida, selecione a região do modelo que deve ser afetado pelo morph. O modelo inteiro é selecionado por padrão, mas você pode selecionar regiões menores do modelo.

    A caixa flexível é grande o suficiente para conter todas as faces selecionadas e está alinhada ao plano de trabalho atual.

  2. Insira o número de fatias de controle na caixa Número de fatias.

    A caixa flexível é distorcida por alças de arraste móveis anexadas às fatias de controle através da caixa.

  3. Dica: Você pode criar fatias de controle adicionais posteriormente mantendo pressionada a tecla Ctrl e arrastando a fatia de controle ativa. É possível inserir novas fatias de controle ao girar e curvar a caixa
  4. Se você deseja curvar ou girar o modelo em torno de um eixo conhecidos (definido por um plano de trabalho), selecione a opção No Plano de Trabalho e, a seguir, selecione um plano de trabalho que especifica um eixo para curvar ou girar a caixa.

    Assegure-se de que o plano principal selecionado é o correto para o eixo do plano de trabalho que você deseja usar.

  5. Insira um valor para especificar o Ângulo de giro ou curvatura, ou clique em para exibir o diálogo Posição.
  6. Clique em para exibir o diálogo Escalar Morph. Utilize esse diálogo para escalar o morph:

    1. Insira valores para escalar o morph nas direções U e V, onde U e V são os eixos tangentes às arestas da caixa limitante do morph.
    2. Selecione Escalar uniformemente para escalar o morph pela mesma quantidade em todas as direções. Desmarque para escalar por diferentes valores em cada eixo.
  7. Se você deseja editar o modelo dinamicamente com a distorção da caixa flexível usando alças de arraste, selecione um dos botões na caixa de diálogo:
    • Girar o modelo interativamente.
    • Curvar o modelo interativamente.
    • — Esticar o modelo. Dois tipos de extensão podem ser utilizados:

      Simétrico — Escala cada fatia selecionada em torno do centro .

      Assimétrico — Estica a fatia somente na direção da seta .

    • Tensionar. Permite mover superfícies de controle em 3D. Para facilitar isso, as alças no plano da superfície de controle movem somente a fatia nesse plano. As alças normais à superfície de controle movem a superfície normal para si mesma.

    Você pode alternar entre as diferentes alças de arraste a qualquer hora e fazer tantas edições diferentes na caixa quanto quiser antes de aplicar o morph.

    Alguns pontos devem ser observados nesse estágio:

    • Uma fatia na caixa é exibida em amarelo. Essa é a Fatia ativa.
    • As alças de arraste que permitem distorcer a caixa são desenhadas na fatia ativa.
    • Outras fatias na caixa estão ocultas. As fatias ocultas são representadas como seções em azul do contorno da caixa.
    • Fatias que representam as faces da caixa são exibidas como pequenas seções em 'L' nas faces da caixa.
    • Você pode alterar a fatia ativa clicando nessa instrumentação.
    • É possível selecionar várias fatias mantendo pressionada a tecla Shift e clicando na instrumentação. As fatias devem estar todas na mesma direção através da caixa. A último fatia na qual você clicou se torna a fatia ativa.
    • Você pode adicionar novas fatias à caixa mantendo pressionada a tecla Ctrl e arrastando a fatia ativa ao longo da aresta da caixa
    • Se você selecionou a opção No Plano de Trabalho anteriormente, poderá desmarcá-la e continuar a edição do bloco de forma livre.

    Os números no diagrama abaixo correspondem às seguintes funções da caixa flexível:

    — Fatia ativa.

    — Alças de arraste para distorção da caixa. São exibidas somente na fatia ativa.

    — Fatia oculta.

    — Para seleção de fatias na aresta da caixa.

  8. O modelo é atualizado dinamicamente conforme você realiza as alterações. Clique em Prever caso o modelo seja bastante distorcido e assegurar que o modelo reflete todas as alterações.
  9. Clique em OK para salvar as alterações.