Vídeo: Segmentos de dutos e tubulações analíticos

Use dutos e tubulações analíticos para analisar os projetos à medida que eles são modelados.

Este vídeo demonstra como:

  1. Identificar segmentos analíticos.
  2. Agendar segmentos analíticos.
  3. Classificar e filtrar a tabela.
  4. Identificar segmentos analíticos.
Nota: Este vídeo pode ter sido gravado usando uma versão diferente do Revit em relação à versão que você está usando. Quando usar uma versão mais recente do software, você pode observar pequenas diferenças na funcionalidade e na interface do usuário.

Transcrição

No Revit, os elementos de dutos e tubulações incorporam um segmento analítico em suas definições. Quando combinados com tabelas, os segmentos analíticos permitem inspecionar e visualizar a queda de pressão e os dados de fluxo em redes de projeto e fabricação, ajudando a facilitar o projeto dos sistemas de construção.

Para selecionar um segmento analítico, comece com o projeto aberto no Revit. Passe o cursor sobre o elemento desejado e continue pressionando TAB até que Segmentos de dutos analíticos apareçam na barra de status. Em Propriedades, em Segmentos de dutos analíticos, role para visualizar os parâmetros relativos ao fluxo e à perda de pressão, como Caminho crítico e Queda de pressão, que são herdados do elemento principal.

Os segmentos analíticos podem ser tabulados, filtrados e classificados com base em parâmetros. Neste exemplo, clique na guia Abrir tabela de segmentos de dutos analíticos. Em Propriedades, ao lado de Filtro, clique em Editar. A caixa de diálogo Propriedades da tabela é aberta na guia Filtro. Neste caso, para exibir somente os elementos analíticos incluídos no caminho crítico do sistema, expanda o menu suspenso Filtrar por e selecione Caminho crítico. Ajuste o terceiro menu suspenso para Sim e, em seguida, clique em OK. Observe que a tabela é atualizada para incluir somente elementos de Caminho crítico.

Os elementos analíticos também têm um valor de parâmetro para o Comprimento analítico. Em tal tabela, é possível incluir tanto o comprimento analítico quanto a queda de pressão e calcular os totais dos parâmetros. Em Propriedades, ao lado de Formatação, selecione Editar. A caixa de diálogo Propriedades da tabela é aberta na guia Formatação. Em Campos, selecione Queda de pressão e, em seguida, expanda o menu suspenso Cálculo e selecione Calcular totais. Faça o mesmo para Comprimento analítico e clique em OK. Os totais agora aparecem na tabela. Esses valores podem ajudar a determinar os tamanhos dos elementos do sistema, como ventiladores ou bombas.

Os elementos incluem valores de sequência críticos para entender a posição no sistema e podem ser classificados usando esse parâmetro. Em Propriedades, ao lado de Classificar/Agrupar, clique em Editar. Na caixa de diálogo Propriedades da tabela, expanda Classificar por, selecione Sequência crítica e clique em OK. Na tabela, os elementos agora são listados em ordem por valores de sequência críticos.

Para visualizar melhor os elementos analíticos, é possível ocultar os elementos físicos, deixando somente os segmentos analíticos. Em Propriedades, ao lado de Visibilidade/Sobreposição de gráficos, clique em Editar. Na caixa de diálogo Visibilidade/Sobreposição de gráficos para exibição 3D, na coluna Visibilidade, desmarque os elementos físicos que deseja ocultar e clique em OK. Esteja ciente de que os filtros de vista para segmentos analíticos não são suportados.

Em seguida, para selecionar um elemento específico no sistema, use a tabela. Selecione uma linha da tabela e, na guia contextual Modificar tabela/quantidades, no painel Elemento, clique em Realçar no modelo. O elemento selecionado é realçado no projeto.

Além disso, os identificadores podem ser colocados em elementos dentro do sistema para criar um diagrama isométrico que exibe o fluxo e as quedas de pressão. Na guia Anotar, painel Identificar, clique em Identificar por categoria. No projeto, selecione um elemento para identificar e clique para colocar o identificador.

Os segmentos de dutos e tubulações analíticos facilitam a criação da documentação do projeto e ajudam a validar os projetos, aprimorando o processo de projeto e reduzindo a necessidade do inspetor do sistema.