Vídeo: Usar parâmetros globais

Use Parâmetros globais para estabelecer restrições variáveis em um projeto que pode ser controlado de uma localização centralizada.

Este vídeo demonstra como:

  1. Criar um parâmetro global.
  2. Atribuir um parâmetro global a uma cota.
  3. Aplicar um parâmetro global para controlar o valor do parâmetro de um elemento.
Nota: Este vídeo foi gravado usando o Revit 2017. Quando usar uma versão mais recente do software, você poderá notar diferenças na funcionalidade e na interface do usuário.

Transcrição

Em um arquivo de projeto, é possível usar parâmetros globais para controlar a geometria dos elementos e criar relações entre diferentes elementos do projeto. Também é possível usar fórmulas para criar relações paramétricas ainda mais complexas entre os parâmetros globais.

Neste exemplo, as portas que conduzem às salas de aula são limitadas pela parede perpendicular de intersecção. Quando a parede se move, as portas também se movem. Para alterar essa relação de restrição estática para restrição variável, é possível usar um parâmetro global.

Primeiro, na guia Gerenciar, clique em Parâmetros globais. Na caixa de diálogo Parâmetros globais, clique na opção para criar um novo parâmetro. Neste caso, vamos usar o parâmetro para controlar a inserção do batente da porta. Os valores já estão definidos. Especifique um valor padrão para o parâmetro global e clique em OK.

Agora, coloque uma cota. As cotas serão usadas para aplicar o parâmetro à condição geométrica. Selecione a cota e, na guia contextual, clique no menu suspenso Legenda para aplicar o parâmetro global. A porta é reposicionada com o valor do parâmetro global. O pequeno ícone do lápis ao lado da cota indica que o valor é controlado por um parâmetro global. É possível excluir a cota, mas o parâmetro global que a controla pode ser mantido clicando em OK na caixa de diálogo de aviso.

Aplique o parâmetro global às outras portas de forma semelhante. Para alterar as posições de todas as portas, basta alterar o valor do parâmetro global.

Também é possível usar parâmetros globais para controlar diretamente determinados parâmetros de instância de uma família. Por exemplo, o elemento de forro nesta seção é limitado pela face inferior do deck acima, para manter a consistência do espaço pleno. Um parâmetro global de relatório determina a posição do forro em relação ao primeiro andar.

O parâmetro global de altura do forro restringe a parte superior da janela de clerestório, e um novo parâmetro global usa uma fórmula para o peitoril da janela de clerestório. Agora, quando a estrutura do piso for alterada, a posição do forro e do clerestório se ajustará automaticamente para manter o espaço pleno mínimo necessário.

O uso dos parâmetros globais para criar relações entre os elementos de um modelo facilita a atualização e a manutenção da geometria do modelo.