Alinhar o modelo analítico para construções inteiras com eixos e níveis

Na primeira etapa, a ferramenta de automação cria os elementos analíticos para os objetos físicos estruturais selecionados. O modelo analítico criado segue a mentalidade de engenharia definida por meio da lógica de automação baseada em regras. Os objetos são alinhados com os eixos e níveis do projeto.

Essas regras são aplicadas automaticamente, e é possível ajustar suas configurações usando seus parâmetros. Essas regras analisam a seleção globalmente.

Alinhar com os eixos

O modelo físico estrutural selecionado é analisado pela ferramenta de automação para identificar cada direção dominante.

Para cada direção dominante, os elementos estruturais selecionados são agrupados com base em seus deslocamentos relativos.

Para cada grupo identificado, é calculado um eixo virtual. Esse eixo virtual será usado como uma referência de alinhamento vertical à qual todos os elementos no grupo serão alinhados no plano.

Se um eixo do modelo estiver sobreposto a esse grupo, ele será considerado a referência vertical à qual todos os elementos do grupo serão alinhados no plano.

Nota: Esse deslocamento é o valor calculado que representa a média de todas as larguras de viga e espessuras de parede na seleção. Ele pode ser multiplicado pelo fator presente nas configurações da ferramenta de automação.

Nota: Um valor alto desse fator agrupará os elementos físicos com um deslocamento relativo maior entre eles. Seus elementos analíticos associados serão alinhados com o mesmo eixo, fornecendo uma representação simplificada.

Nota: Um valor menor desse fator somente agrupará os elementos físicos que estão mais próximos uns dos outros. O resultado será um modelo menos alinhado, mas que se concentra mais em seguir a posição dos elementos associados no plano.

Depois de os elementos serem projetados no eixo virtual mais próximo, suas extremidades serão alinhadas com a interseção dos eixos virtuais encontrados dentro da tolerância calculada.

Alinhar com os níveis

Para o alinhamento na vertical, cada elemento do modelo procura um nível dentro de uma tolerância. Se um nível for encontrado dentro dessa tolerância, a representação analítica para esse elemento será alinhada com aquele nível.

Essa tolerância é um valor calculado para cada tipo de objeto:
  • Para vigas, é a altura da seção transversal.
  • Para pisos, é a espessura deles.
  • Para colunas e paredes, é a altura delas.
Essa tolerância é medida desde:
  • O eixo geométrico da viga.
  • O piso e o topo da laje de fundação.
  • A parte superior ou inferior das paredes e colunas.

É possível multiplicar essa tolerância por um fator presente nas configurações da ferramenta de automação para cada tipo de objeto.

Nota: Um fator maior ajuda os elementos a encontrar níveis mais distantes.

Se mais níveis forem identificados dentro da tolerância do elemento, o nível atribuído à maioria dos elementos será o nível de alinhamento para todos.

Se você desejar especificar o nível ao qual os elementos serão alinhados, verifique o parâmetro “Estrutural” nas propriedades de nível.

Alinhar com os planos inclinados

Os planos inclinados são referências virtuais calculadas, eles são determinados quando a ferramenta de automação identifica uma viga inclinada com um ângulo para a horizontal menor que 35 graus.

A representação analítica dessa viga e de todos os elementos analíticos que têm as peças auxiliares físicas em contato com a viga, serão alinhados com esse plano.