Ao modelar peças no Autodesk Inventor, você encontrará três tipos de operações de peça: operações de trabalho, operações de esboço e operações predefinidas.
As operações de trabalho são uma geometria de construção abstrata, utilizada quando a geometria regular não é suficiente para criar e posicionar novas operações.
Operações de esboço e predefinidas adicionam detalhes à operação base da peça e são posicionadas em relação uma à outra usando restrições dimensionais ou geométricas . A operação base deve representar a forma mais básica da peça.
As operações de peça podem ser compartilhadas, transformadas em adaptativas e incorporadas em corpos e superfícies de peça.
As operações de trabalho consistem em de planos, eixos e pontos que podem ser projetados em um esboço como uma operação de referência e usados para construir novas operações. Uma operação de trabalho pode ser incorporada em esquemas de cota e de restrição, mas não é uma geometria de modelo.
Para corrigir a posição e a forma da geometria da peça, restrinja operações de esboço e operações inseridas a operações de trabalho.
Como as operações de trabalho são utilizadas para posicionar geometria não acessível de um plano de modelo, muitas vezes é aconselhável usá-los em um esboço. Não é possível criar ou editar operações de trabalho em um esboço 2D, mas você pode utilizar o comando Projeto para projetá-las no esboço.
A geometria de trabalho projetada se mantém associada à Operação de trabalho na qual foi projetada. Se você não deseja conservar a associação e quer alterar a geometria projetada (como recortar ou estender), use Quebrar vínculo no menu de contexto. Você pode excluir a geometria projetada sem alterar o estilo.
Uma operação de esboço é uma operação que se origina em um esboço 2D. Extrusão, varredura, revolução ou transição aplicadas a um perfil esboçado criam volume. O volume criado pela operação de esboço pode ser unido com o local em que faz interseção com o volume de uma operação existente, cortado do local ou definido nele.
Uma inserção de operação consiste em uma forma mecânica definida que Operação que consta de uma forma mecânica definida e que desempenha uma função de engenharia conhecida em uma peça ou em uma montagem. Uma inserção de operação faz referência à geometria de extrusão existente que é utilizada para criar novas extrusões. Por exemplo, furos, chanfros, concordâncias, cascas, inclinações de face e cortes de plano.
Para alterar uma operação, altere os valores após criá-la
Em determinadas situações, é possível que você precise excluir e, em seguida, recriar a operação.
Altere o tipo de operação de sólido para superfície.
É possível copiar uma ou várias operações e, em seguida, colá-las, com ou sem as operações dependentes, no mesmo ou em outro arquivo de peça. Copiar e colar operações é como criar e inserir iFeatures, com as seguintes diferenças:
No navegador, selecione uma ou mais operações para copiar.
Clique com o botão direito do mouse e selecione Copiar, pressione CTRL + C ou clique na guia Ferramentas > painel Área de transferência > Copiar.
Na janela de desenho do mesmo ou de outro arquivo, clique com o botão direito do mouse e selecione Colar.
Clique para colar a operação em uma face da janela de desenho ou especifique opções na caixa de diálogo Colar operações e clique em Concluir:
Colar operações. Selecione como deseja colar a operação: Selecionada, Dependente ou Independente.
Parâmetros. Selecione se deseja colar os parâmetros de forma independente ou dependente. Em seguida, na lista de parâmetros, especifique um valor para cada parâmetro nomeado.
Por exemplo, digamos que um parâmetro especifique o ângulo entre a operação e a face na qual a operação é inserida. Nesse caso, insira um valor ou mova o mouse para girar a operação de forma dinâmica. Na caixa de diálogo, o valor do ângulo é alterado quando você move o cursor. Clique para selecionar um valor.
Altere a aparência de uma operação, como um arredondamento, para torná-la mais visível.
Para garantir a incorporação das modificações a toda a geometria de um arquivo de peça, utilize a opção Reconstruir tudo. O Autodesk Inventor regenera o arquivo inteiro, mesmo que nem toda a geometria precise de atualização.
Em contraste, o comando Atualizar regenera apenas a geometria que possui modificações importantes armazenadas em memória. Se a opção Adiar atualização estiver selecionada (na guia Montagem da caixa de diálogo Opções do aplicativo), é possível continuar trabalhando sem incorporar as modificações à geometria até clicar em Atualizar.