Todos os parâmetros de furo (tamanhos, plano inicial/final, etc.) são especificado na guia Projeto.
Além disso, é necessário estar conectado ao Centro de conteúdo onde estão armazenadas as conexões parafusadas. Se você não está conectado ao Centro de conteúdo, a área da direita onde são selecionados os prendedores aparece acinzentada.
Consulte Sobre a navegação no Centro de conteúdo ou Sobre a configuração de bibliotecas do Centro de conteúdo para saber mais sobre como usar o Centro de conteúdo.
Faixa de opções: Guia Projeto painel Fixação
Conexão aparafusada
Selecione o tipo de conexão parafusada. Tipos de furos que podem ser selecionados entre:
Define a posição da conexão parafusada.
Primeiro, selecione os planos inicial e de extremidade. Esta sequência define vários parâmetros da conexão parafusada:
Opções para especificar a posição da conexão parafusada:
Especifique a posição de conexão parafusada selecionando as duas arestas lineares.
Especifique a posição de conexão parafusada selecionando uma aresta circular.
Especifique a posição de conexão parafusada selecionando um ponto de trabalho (principalmente para as operações sem furo).
Especifique a posição de conexão parafusada selecionando um furo (é bloqueada a posição, a direção e o diâmetro máximo da conexão parafusada).
De acordo com a posição selecionada, são ativados os botões de posição apropriados, e é solicitado que você especifique a posição do furo.
Selecione um plano inicial da conexão parafusada. O plano inicial define também a direção da conexão parafusada.
Selecione a primeira aresta linear referenciada para cotar a posição do furo.
Selecione a segunda aresta linear para a posição do furo.
A aresta circular selecionada define o círculo e o furo é perfurado no centro do círculo.
A conexão parafusada é inserida no ponto de trabalho selecionado. Recomendado se você deseja posicionar o parafuso em um furo não circular.
O ponto da conexão parafusada é calculado em função do centro do furo selecionado. Ao mesmo tempo, o diâmetro máximo possível do parafuso é restringido pelo furo.
Somente disponível se for selecionada a opção de posição Por furo e um furo no padrão da janela de desenho for selecionado. É possível inserir em um padrão existente.
Selecione uma face final para a conexão parafusada. O plano inicial e a extremidade restringem a área na qual é calculada o número de furos necessário.
Especifique todos os parâmetros da rosca. Selecione o tipo e o diâmetro da rosca. As roscas são lidas da planilha Threads.xls.
Exibe os componentes da conexão parafusada. Selecione “Clicar para adicionar um prendedor” para adicionar componentes à conexão parafusada.
Ao selecionar os prendedores da conexão parafusada é possível limitar a seleção. Os prendedores podem ser visualizados segundo a Norma e Categoria.
Assegure-se de que estão instaladas as bibliotecas apropriadas no Centro de conteúdo. Por exemplo, se você deseja inserir uma arruela ISO e seleciona a Norma ISO na lista, mas nenhum prendedor é exibido, é provável que não tenha carregado a biblioteca ISO.
Além disso, uma norma ou categoria selecionada pode não conter um prendedor para uma determinada seleção.
As seguintes categorias de prendedor estão disponíveis
Selecione a linha com um prendedor. Existem três opções disponíveis para editar o prendedor:
Para todos os fixadores: exibe a caixa de diálogo Tabela, onde é possível selecionar de outro fixador, se disponível.
Para parafusos: mantenha pressionada a tecla Alt para abrir a caixa de diálogo Modificar comprimento/furo, que permite alterar o comprimento de parafuso.
Para furos: é exibida a caixa de diálogo Modificar comprimento/furo, que permite alterar os parâmetros de furo (tipo, designação etc.).
Exclui o componente.
Exibe uma caixa de diálogo que permite selecionar entre os elementos filtrados do Centro de conteúdo. Pode ser filtrado a seleção especificando a norma ou a categoria. Com base em sua seleção, somente os fixadores que atendem aos critérios são exibidos. Observação: Verifique se a biblioteca está instalada no Centro de conteúdo.
Exibe a lista de modelos de conexão parafusada.
Para exibir a biblioteca de modelos, clique em Mais opções no canto inferior direito da guia Projeto.
A cada conexão parafusada nova pode ser criado a quebrar de um modelo. Quando abra o Gerador de conexões parafusadas, clique Definir para aplicar o modelo à conexão parafusada projetada nesse momento.
A biblioteca de modelos recordará o modelo utilizado recentemente.
Aplica o modelo selecionado a um conteúdo atual da conexão parafusada.
Adiciona uma conexão parafusada recém-projetada à biblioteca de modelos. Observação: O comando Adicionar está disponível se é especificada a geometria completa da conexão parafusada, incluídos o plano inicial, a referência e um plano final.
Exclui o modelo de conexão parafusada selecionada.
Dicas:
Exibe os relatórios sobre o cálculo. Para abrir a área Resumo de mensagens na parte inferior das guias Cálculo e Projeto, clique duas vezes na linha dupla situada ao final das guias ou uma vez no sinal circunflexo que aparece na parte inferior destas. A área de mensagens incorpora um resumem de todos os cálculos (estado e fadiga).
Uma visualização gráfica representa a geometria selecionada e os componentes da conexão parafusada. A visualização é uma representação esquemática de um prendedor que A visualização inclui a visibilidade da geometria de furo rebaixamento ou escareado e distingue entre parafusos de cabeça oca e de cabeça hexagonal.
A visualização é exibida na janela de desenho ao selecionar o primeiro prendedor na guia Projeto.
Utilize as alças 3D na visualização para editar o comprimento de parafuso. Arraste-os para conseguir o comprimento adequado. Só estão disponíveis os comprimentos para os parafusos selecionados. É exibido informação sobre a cota do prendedor. Clique duas vezes a alça 3D para exibir a caixa de diálogo Alterar, que permite selecionar a cota da lista de cotas disponíveis para um prendedor determinado.