Importe versões atuais de arquivos de terceiros.
Novidades: 2023.2, 2024, 2025
É possível abrir ou importar arquivos de peça ou montagem de outros sistemas CAD. Também é possível inserir arquivos de peça e montagem como componentes em montagens novas ou existentes do Inventor.
Para obter uma lista de tipos de arquivo compatíveis, consulte Suporte do Tradução.
Execute uma das opções a seguir:
Para importar para um novo arquivo, selecione:
Quando você importa um arquivo, o Inventor detecta automaticamente se o arquivo importado é uma peça ou uma montagem e cria o novo documento de acordo. Por exemplo, para importar um arquivo de montagem de terceiros como uma peça, você deve primeiramente criar ou abrir um arquivo de peça, e, em seguida, importar o arquivo de montagem de terceiros para o arquivo de peça.
Para importar para um arquivo de peça, selecione:
Guia Gerenciar painel Inserir
Importar
Para importar para uma montagem, selecione a guia Montagem painel Componente
Inserir CAD importado.
Na caixa de diálogo aplicável, defina os Arquivos do tipo para visualizar os arquivos disponíveis.
Selecione o arquivo que deseja importar e clique em Abrir.
Para editar as opções de importação após a importação, clique com o botão direito do mouse no arquivo no navegador, e selecione Editar importação a partir do menu de contexto.
Em Início, clique em Abrir, defina o tipo de arquivo para o formato desejado, navegue até um arquivo e o selecione e clique em OK.
No diálogo Importação, na guia Opções, especifique o Tipo de importação. Selecione uma das seguintes opções:
Modelo de referência: para manter um vínculo com o arquivo selecionado, o que permite monitorar e atualizar o arquivo à medida que o modelo é alterado. Use essa opção se o projeto estiver se desenvolvendo e não for necessário editar o modelo de referência.
Convert Model: Para criar um novo arquivo do Inventor que não seja vinculado ao original. Use essa opção caso planeje modificar o modelo para um novo projeto.
A seção Filtros de objetos permite especificar o tipo de geometria que deseja importar. Especifique o tipo de geometria que deseja importar:
Unidades de comprimento do Inventor: No campo Unidades de comprimento do Inventor, especifique que tipo de unidade de comprimento do Inventor você deseja usar para os valores de parâmetros e geometria importada. O valor de unidade selecionado só altera as unidades de tamanho do novo documento. O tamanho e outras unidades do documento podem ser visualizados na caixa de diálogo Configurações do documento na guia Unidades.
As opções a seguir só estarão disponíveis se Modelo de conversão for selecionado como Tipo de importação. Especifique como importar sólidos para o arquivo:
Opções de montagem:
Opções de peça
Nome do arquivo: Se aplicável, forneça um nome de arquivo para evitar problemas de duplicação de nome. Especifique um prefixo ou um sufixo para ser adicionado ao nome do arquivo.
Localização de saída:
Caminho de origem: gera o arquivo na localização do arquivo de origem.
Caminho do usuário: navegue para a pasta onde deseja que o arquivo de saída seja colocado.
Espaço de trabalho: gera o arquivo na localização do espaço de trabalho.
Salvar na subpasta: quando selecionado, gera o arquivo para uma subpasta quando há mais de um tipo de arquivo sendo importado.
Para importar de forma seletiva arquivos CATIA, Solidworks, Pro-E/Creo, NX, Alias, Step, Iges e Rhino, clique na guia Selecionar.
Clique em OK para importar o arquivo.
Para compartilhar dados entre o Inventor, um aplicativo de desktop e o Fusion, uma plataforma baseada em nuvem, você deve fazer algumas configurações.
Para obter informações detalhadas, consulte Para importar arquivos do Fusion como modelos de referência do AnyCAD.
A geometria é criada no Inventor utilizando as mesmas cores atribuídas no Alias. No entanto, mapas de textura incluídos na definição do Alias não são convertidos para o arquivo do Inventor.
Abrir e alterar modelos criados no CATIA V4 (todas as versões). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, polissólidos, superfícies e muito mais. Após completar a operação de importação, você terá recursos básicos que correspondem à geometria e topologia do arquivo original. Use os comandos do Autodesk Inventor para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivo CATIA V4 podem ser importados:
*.model
*.session
*.dlv3
*.exp
Se selecionar para importar dados de malha, o Inventor cria operações de malha e as agrupa em pastas de malha
no navegador. As operações de malha são apenas para visualização e não podem ser modificadas. Clique com o botão direito do mouse nas operações de malha ou pastas para acessar o menu de contexto e exibir arestas de malha, alterar a visibilidade e muito mais.
Após as alterações, ainda será possível abrir o arquivo no Autodesk Inventor.
O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, polissólidos, superfícies e muito mais. Após completar a operação de importação, você terá recursos básicos que correspondem à geometria e topologia do arquivo original. Use os comandos do Autodesk Inventor para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivo CATIA V5 podem ser importados:
*.CATPart (peça)
*.CATProduct (montagem)
*.cgr
Se selecionar para importar dados de malha, o Inventor cria operações de malha e as agrupa em pastas de malha
no navegador. As operações de malha são apenas para visualização e não podem ser modificadas. Clique com o botão direito do mouse nas operações de malha ou pastas para acessar o menu de contexto e exibir arestas de malha, alterar a visibilidade e muito mais.
Após as alterações, ainda será possível abrir o arquivo no Autodesk Inventor.
O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, polissólidos, superfícies e muito mais. Após completar a operação de importação, você terá recursos básicos que correspondem à geometria e topologia do arquivo original. Use os comandos do Autodesk Inventor para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Abra e altere modelos criados no Pro/ENGINEER e Creo Parametric. O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, polissólidos, superfícies e muito mais. Após completar a operação de importação, você terá recursos básicos que correspondem à geometria e topologia do arquivo original. Use os comandos do Autodesk Inventor para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivo Pro/ENGINEER podem ser importados:
Abra e altere modelos criados no Parasolid (até a versão 28.0). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, polissólidos, superfícies e muito mais. Após completar a operação de importação, você terá recursos básicos que correspondem à geometria e topologia do arquivo original. Use os comandos do Autodesk Inventor para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivos Parasolid podem ser importados:
O processo de importação cria operações com base no Inventor que representam a geometria e a topologia do arquivo de origem. É possível utilizar os comandos do Inventor para ajustar as operações base e adicionar novas operações à árvore de operações do Inventor. Não é possível modificar a definição original das operações de base.
Abra e altere modelos criados no SolidWorks. O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, polissólidos, superfícies e muito mais. Após completar a operação de importação, você terá recursos básicos que correspondem à geometria e topologia do arquivo original. Use os comandos do Autodesk Inventor para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivos SolidWorks podem ser importados:
Abra e altere modelos criados no NX (antigo UGS NX). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, polissólidos, superfícies e muito mais. Após completar a operação de importação, você terá recursos básicos que correspondem à geometria e topologia do arquivo original. Use os comandos do Autodesk Inventor para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.
Os seguintes tipos de arquivos NX podem ser importados:
Se um arquivo STEP ou IGES importado contiver uma peça, ele produzirá um arquivo de peça do Autodesk Inventor. Se o arquivo contém uma montagem, ele produz uma montagem com múltiplos arquivos de peça.
Por padrão, o Autodesk Inventor aplica o nome da peça (nome do arquivo da peça inserida) nos nós de arquivos do navegador. Outros sistemas CAD podem aplicar a propriedade de número de peça. Quando um arquivo STEP ou IGES é importado no Autodesk Inventor, seu nome pode diferir do nome nos sistemas CAD que geraram o arquivo STEP ou IGES. Para evitar confusões, use a ferramenta Renomear nós do navegador para especificar o esquema de nomenclatura dos nós do navegador.
Os números de peça dos arquivos STEP são convertidos para o campo de Número de Peça na guia Projeto iProperties de um documento de peça do Autodesk Inventor.
Consulte Ferramentas de produtividade para obter mais informações sobre o comando para renomear os nós do navegador.
É possível importar um arquivo SAT. As curvas, superfícies e sólidos são salvos em um arquivo do Autodesk Inventor, e nenhum vínculo ao arquivo original é mantido.
Se um arquivo SAT importado contiver um único corpo, ele produzirá um arquivo de peça do Autodesk Inventor com uma única peça. Se o arquivo contém vários corpos, ele produz uma montagem com vários arquivos de peça.
Você pode importar uma extensão de tipo de arquivo SMT do Autodesk Shape Manager (ASM) e usá-la em operações de interoperabilidade entre produtos da Autodesk.