Usando a guia Gerenciar painel Criar
comando Criar iPart, é possível preparar iParts de tubos e tubulações para criação e publicação na Biblioteca do Centro de conteúdo. Cada peça que é transformada em uma família de iPart contém sua própria tabela de criação de iPart. As unidades de medida da peça são definidas em função da norma selecionada. Para visualizar a configuração Unidades, selecione guia Ferramentas
painel Opções
Configurações do documento
guia Unidades.
Quando uma iPart de tubos e tubulações é preparada:
Uma vez que as iParts de tubos e tubulações foram criadas e publicadas na Biblioteca do Centro de conteúdo, você pode usá-las para criar estilos personalizados de tubos e tubulações. Quando for criar e publicar iParts, tenha em mente as seguintes orientações:
Algumas configurações de estilo de tubos e tubulações são definidas durante a criação e publicação de peças na Biblioteca do Centro de conteúdo, outras são atribuídas como propriedades das peças. Estas propriedades são, entre outras: propriedade de material de peça, especificação de norma e tamanhos nominais.
Para criar um novo estilo com base em acessórios e peças de conduíte personalizados, eles devem primeiro existir na Biblioteca do Centro de conteúdo. Acessórios e peças de conduíte não são criados automaticamente. Crie e publique os acessórios necessários na Biblioteca do Centro de conteúdo. Uma vez criados e publicados, defina o novo estilo de acordo com as propriedades dos acessórios publicados.
O gênero, tratamento de extremidades e diâmetro nominal são verificado durante o roteamento.
Se uma peça publicada usa o material padrão, selecione o asterisco (*) para o estilo de material.
Se você está definindo um estilo de tubos e tubulações com um diâmetro nominal dado, este diâmetro nominal deve ser uma linha da tabela Criar iPart publicada para poder usar essa peça. Por exemplo, se a peça criada não tinha uma linha com especificando 1/2 ND, a caixa de diálogo Estilos de tubos e tubulações não encontrará a peça.
Defina normas personalizadas enquanto publica na Biblioteca do Centro de conteúdo para que elas apareçam na lista Normas da guia Geral da caixa de diálogo Estilos de tubos e tubulações. Se a norma não é importante, use o asterisco (*) para a configuração de norma do estilo.
Ao definir o estilo de cotovelo personalizado, o valor de Ângulo precisa ser definido como 45 ou 90 graus antes da criação personalizada do cotovelo. Esse valor determina o tipo de cotovelo personalizado. Quando definido com outro valor, o estilo Cotovelos personalizados não será criado. O valor exato do ângulo é deduzido da geometria com base no ângulo dos eixos de conexão; portanto, é por isso que o cotovelo precisa ter geometria com eixos de conexão a 45 ou 90 graus ao criar.
Tenha essas orientações em mente quando desenhar iParts de tubos e tubulações para serem criadas e publicadas:
A tabela Criar iPart deve conter uma coluna para cada parâmetro que deve ser alterado para representar adequadamente todos os tamanhos da peça. Por exemplo, se a peça contém roscas você deverá especificar as colunas para as roscas.
As iParts de conduíte devem conter estas cinco colunas. Os nomes das colunas não são importantes. ND, SN, OD, ID e PL são colunas de parâmetros:
As iParts de acessórios devem incluir ND. Os acessórios reduzidos requerem uma coluna ND para cada diâmetro nominal que o acessório possui. Para outros acessórios (não reduzidos), especifique somente uma coluna ND. Esta deve ser uma chave principal.
Os intervalos de tamanho de acessório dependem dos materiais de peça como listados na tabela seguinte:
O Autodesk Inventor fornece a ferramenta iParts iAssemblies para alterar o âmbito de edição quando você está trabalhando com uma família de iPart de tubos e tubulações.
De acordo com suas necessidades de projeto, realize um dos seguintes procedimentos: