Para espelhar componentes de montagem

É possível espelhar uma montagem inteira ou um subconjunto de componentes.

Novidades: 2024.1, 2026

Observação sobre parâmetros e resultados ao usar o comando Espelhar: Durante o espelhamento de uma peça em uma montagem, é possível que alguns parâmetros não sejam preenchidos na peça espelhada. Além disso, a caixa de seleção Exportar parâmetro na caixa de diálogo Parâmetro pode não manter o mesmo estado da peça original. Por exemplo, ao espelhar uma montagem criada com o Gerador de estruturas, um ou mais parâmetros e/ou configurações de Exportar parâmetro podem não ser transferidas para a peça espelhada. Se os valores dos parâmetros forem necessários, você precisará criar manualmente os valores na peça espelhada.

Os documentos de conjunto soldado não suportam a criação de padrões espelhados.

Restrições

Não é possível criar uma restrição entre o destino e o plano de espelho. O componente de origem pode ser movido por restrições de montagem, e o padrão atualizará a posição do componente de destino.

Vistas de projeto

Agora é possível criar e atualizar vistas de projeto em documentos de montagem, incluindo renomear, reordenar e excluir. A vista de projeto só pode ser alternada no documento de origem.

Representações posicionais

Agora é possível criar e atualizar representações posicionais, incluindo renomear, reordenar e excluir. As representações posicionais só podem ser alteradas no lado de origem, e as alterações atualizarão a representação posicional no destino. Submontagens flexíveis não podem ser espelhadas com o uso do novo comando Criar padrão de espelhamento. As submontagens existentes não podem ser alteradas para flexíveis após a criação de um espelho associativo.

Suprimir

Suprimir está disponível para recursos individuais de espelhamento associativo aninhados. O espelhamento de instâncias de origem ou de destino suprimidas resultará em um estado 'Reutilizado' da instância suprimida. Quando uma instância de origem de um espelho associativo é suprimida, ela ainda permite os três estados (Espelhar, Reutilizar, Excluir) no modo de edição. As instâncias não resolvidas não podem ser usadas como uma origem para um espelhamento associativo. As instâncias de origem e de destino de um espelhamento associativo podem ser suprimidas.

iProperties e estilos

As iProperties e os estilos serão sincronizados com o componente de destino a partir do componente de origem após espelhar o padrão de componente. O valor do número de peça padrão será criado no documento de destino e não será sincronizado com o documento de origem. Os estilos, incluindo o estilo de chapa de metal, também são sincronizados com o documento de destino. Observe que as propriedades de instância não serão sincronizadas com o documento de destino.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Montagem painel Padrão Espelhar .

  2. Na janela de gráficos ou o navegador de montagem, selecione componentes para espelho. Os componentes selecionados são listados no navegador da caixa de diálogo Espelhar componentes: status.

  3. Na caixa de diálogo Espelhar componentes: Status, selecione o que você deseja espelhar:

    • Criar padrão de espelhamento: permite espelhar a geometria e a posição dos componentes de origem, preservando a associatividade entre os componentes de origem e de destino. Os componentes espelhados são colocados no nó de navegador Espelho recém-criado.
    • Criar estrutura plana: cria somente geometria espelhada e não possui associatividade entre os documentos de destino e de origem.
  4. Na caixa de diálogo Componentes de espelhamento: Status, clique em Plano de espelhamento e selecione a origem do plano apropriada.

  5. Selecione Espelhar relações para aplicar aos componentes espelhados as restrições e as juntas entre os componentes existentes. Desmarque a opção se não quiser que as restrições e as juntas sejam aplicadas aos componentes espelhados. Esta opção não está disponível quando você seleciona "Criar padrão de espelhamento".

  6. Selecione Fixar novos componentes para fixar automaticamente os novos componentes espelhados. Esta opção não está disponível quando você seleciona "Criar padrão de espelhamento".

  7. Use os botões de Estado na parte superior da caixa de diálogo para modificar o estado de todos os componentes selecionados. Clique em um ícone de status para um componente individual para alterar o status do componente.

Espelhar

Criar um componente espelhado e salvá-lo em um novo arquivo.

Reutilizar

Adiciona uma ocorrência do componente na atual ou um arquivo de nova montagem.

Excluir

Exclui uma submontagem ou peça da operação de espelhamento.

  1. Para componentes reutilizados:

    • Os componentes marcados em negrito não são adequados para a reutilização. Se for o caso, alterar o status Reutilização de Espelho ou Excluir.

      Observação: Um componente deve ser simétrico de acordo com seu plano simétrico atual para ser adequado para a reutilização. Componentes reutilizados assimétricos podem ser posicionados de forma incorreta no modelo resultante.
      Dica: Clique no botão Copiar para copiar a lista de componentes marcados para a área de transferência.
    • Para mudar a orientação do componente reutilizado, clique com o botão direito do mouse no componente e selecione um plano alternativo.

  2. Clique em Mais e:

    • Se apropriado, desmarque a caixa de seleção Reutilizar conteúdo padrão e peças de família para permitir o estado de espelhamento para componentes de biblioteca. Por padrão, peças de biblioteca são reutilizadas no arquivo da montagem espelhada.
    • Em Visualizar Componentes, selecione caixas de seleção para personalizar a visualização exibida na janela de desenho.
  3. Clique em Próximo para abrir a caixa de diálogo Espelhar componentes: Nomes de arquivos.

  4. Revise os arquivos copiados e execute as alterações necessárias:

    • Clique na caixa Editar Novo Nome para o nome do arquivo. Clique com o botão direito do mouse na coluna Novo Nome, e selecione Buscar para procurar nos nomes de arquivos listados, ou selecione Substituir para buscar e substituir uma sequência.
    • Clique com o botão direito do mouse na caixa Local do Arquivo para modificar o local do Caminho de Origem para o Espaço de Trabalho, ou Caminho do Usuário. Se for selecionado Caminho do Usuário, clique na caixa Local do Arquivo e defina o caminho. Em geral, mantenha a localização padrão para que o arquivo possa ser localizado sempre que a montagem for aberta.
  5. Na caixa Esquema de denominação:

    • Selecione a caixa de seleção Prefixo e, a seguir, insira um prefixo, se apropriado.
    • Selecione a caixa de seleção Incremento para adicionar um índice a todos os arquivos. Arquivos que já tenham um índice são incrementados em um.
    • Aceite o sufixo padrão (_MIR) ou insira um sufixo diferente. Desative a caixa de seleção para remover o sufixo.
  6. Clique em Aplicar para atualizar os nomes de arquivos. Se necessário, clique em Reverter para retornar aos valores originais.

  7. Na caixa Destino do componente, escolha um:

    • Clique em Inserir na montagem para inserir componentes no arquivo de montagem atual ou em um novo arquivo.
    • Clique em Abrir em nova janela para abrir um novo arquivo de montagem, deixando a montagem editada sem modificar.
  8. Clique em Retornar para seleção para modificar o estado ou selecionar novos componentes. Caso contrário, clique em Aceitar para aceitar e fechar a caixa de diálogo.

Observação: Várias instâncias de componentes espelhados são listadas somente uma vez na caixa de diálogo Simetria de componentes: Nomes de arquivos.