Splines 2D e 3D são curvas cujo raio se altera constantemente. O Inventor é compatível com dois tipos de splines: de interpolação e de vértice de controle. Splines de interpolação podem ser criadas em esboços 2D e 3D e também em superfícies.

Splines de interpolação passam por uma série de pontos, chamados de pontos de ajuste. É possível modificar a curva usando manipuladores nos pontos. Na janela de desenho, as extremidades da spline de interpolação são quadradas, e os pontos de ajuste ao longo da curva têm a forma de losango.

As splines do vértice de controle são definidas por uma tolerância geométrica. Quando você cria a spline, a tolerância geométrica é exibida como linhas de construção. Os vértices de controle na estrutura, que são exibidos como círculos, influenciam as curvas de spline. A spline é tangente à tolerância geométrica nos pontos inicial e final.
É possível restringir parcial ou completamente os pontos de spline. Infira restrições a uma geometria existente enquanto desenha a curva ou adicione restrições e dimensões posteriormente.
painel Criar > Spline de interpolação
(2D) ou na guia Esboço 3D
painel Exibir
Spline de interpolação
(Esboço 3D).
painel Criar
Spline de vértice de controle
(2D) ou na guia Esboço 3D, painel Exibir
Spline de vértice de controle
(Esboço 3D).Clique com o botão direito em uma interpolação de spline e selecione Converter para spline de VC.
Clique com o botão direito em um vértice de controle spline e selecione Converter para interpolação.
Quando você adiciona uma cota geral a um spline de interpolação, uma cota de comprimento é adicionada, impedindo que o comprimento total do spline seja alterado. Quando os componentes são movidos ou alterados, embora a forma continue se ajustando, o comprimento total do spline permanece o mesmo.
guia Esboço 3D
painel Restrições
Cota geral
.Faça qualquer um dos seguintes procedimentos:
Arraste um ponto para reposicioná-lo; arraste um ponto final para redimensionar a forma.
Arraste a spline para mover ou reposicioná-la.

Para editar a forma da curva, clique com o botão direito do mouse em um manipulador de tangente e selecione Ativar manipulador. A seguir, arraste o manipulador de tangente para ajustar a forma da spline.

Para excluir uma spline, selecione-a e pressione a tecla Delete.
Para adicionar um ponto, clique com o botão direito do mouse no spline e selecione Ponto de inserção. A seguir, clique na curva para adicionar um ou mais pontos. Pressione a tecla Esc quando terminar.
Para fechar uma curva, clique com o botão direito do mouse no ponto de início e selecione Fechar curva.
Para excluir um ponto, selecione-o e pressione a tecla Delete.
Para dividir uma spline, clique com o botão direito do mouse em um ponto e selecione Dividir spline.
Para reverter uma edição, clique com o botão direito do mouse na spline e selecione Redefinir manipulador ou Redefinir todos os manipuladores.
Para alterar o método de ajuste, clique com o botão direito do mouse em uma spline e escolha uma das seguintes opções:
Para ajustar a tensão da spline, clique com o botão direito do mouse na spline e selecione Tensão de spline. Arraste o deslizador em direção a 100 para apertar a curva; arraste em direção a 0 para torná-la livre (mais aberta). Clique em
quando terminar. Ajustar a tensão de uma spline a converterá automaticamente no método de ajuste de energia mínima.
Faça qualquer um dos seguintes procedimentos:
Arraste um vértice de controle para reposicioná-lo. Arraste um ponto final para alterar a forma.

Arraste a tolerância geométrica para alterar a forma da spline.

Arraste a spline para movê-la.
Para excluir uma spline, selecione-a e pressione a tecla Delete.
Para adicionar um vértice à tolerância geométrica, clique com o botão direito do mouse na splice e selecione Inserir vértice. A seguir, clique na estrutura para adicionar um ou mais vértices. Pressione a tecla Esc quando terminar.
Para excluir um vértice, selecione-o e pressione a tecla Delete.
Para ativar e desativar a visibilidade da tolerância geométrica, clique com o botão direito do mouse nela e selecione Visibilidade do polígono.
Mostrar-me como criar splines de vértice de controle
A curvatura é uma indicação matemática da suavidade entre duas curvas ou superfícies. A taxa de alteração da direção é denominada curvatura. É possível visualizar a curvatura da spline e a suavidade global no Inventor ao exibir a curvatura radial.

Ela ilustra a curvatura com uma série de espinhos conectados que irradiam para fora da curva. Espinhos mais longos indicam zonas de maior curvatura, e espinhos curtos indicam menor curvatura. O comprimento da cada espinho é igual à curvatura do spline nesse ponto, ajustada à escala da vista. A progressão dos extremos dos espinhos indica a continuidade e suavidade da curvatura da spline.