Saiba mais sobre as diferentes formas de importar dados IFC em seus projetos do Inventor.
Novidades: 2025, 2025.2, 2026
Estes são os pontos de acesso para importar os arquivos CAD:
Abrir
Abrir
Abrir
Abrir
Importar arquivos CAD
Abrir
guia Gerenciar
painel Inserir
Importar
painel Componentes
Inserir arquivos CAD importadosÉ possível adicionar conteúdo IFC a um modelo IFC existente do Inventor.
O fluxo de trabalho é semelhante se você criar novos conjuntos de dados a partir de um arquivo IFC ou inserir conteúdo IFC adicional em um modelo com conteúdo IFC existente. Há uma pequena diferença:
no painel Componente
, expanda o menu suspenso Inserir e clique em Inserir arquivos CAD importados.Na caixa de diálogo Abrir:
Na caixa de diálogo Importar:
Guia Opções
Tipo de importação
Selecione Modelo de referência ou Modelo de conversão.
Modelo de referência
Modelo de conversão
Método de importação
Multicorpo: importa elementos IFC como corpos individuais que são combinados para criar um modelo. As propriedades não são importadas. Os corpos são colocados em pastas com base em sua classe IFC.
Montagem: importa elementos IFC como documentos individuais do Inventor. As propriedades podem ser importadas. Para modelos de referência, os documentos são mantidos no arquivo de montagem e não podem ser acessados de outra forma.
Como malha: selecione essa opção para importar os dados IFC explicitamente como objetos de malha. Caso contrário, os objetos são importados de acordo com a definição de dados IFC, como em sólido, superfície ou malha. Para um conjunto de dados grande, a malha pode acelerar o processo de importação.
Importar propriedades
Como parâmetros: armazena as propriedades IFC como parâmetros do Inventor e propriedades de instância para cada elemento. A forma como as propriedades são acessadas é diferente para modelos de referência e de conversão.
Parâmetros, iProperties e Propriedades de instância para modificar os valores das propriedades. Use o comando Propriedades de instância para acessar as propriedades do elemento.Unidades de comprimento do Inventor
Especifique as Unidades do documento a serem usadas para a importação. Os tipos de unidades são: Da origem, polegada, pé, centímetro, milímetro, metro, mícron.
Resumo da importação
Por exemplo: o resumo a seguir reporta as opções selecionadas para a importação ativa como: 1) convertida, 2) como uma montagem com componentes, 3) com parâmetros IFC, 4) que são marcadas para exportação e exibidas como iProperties personalizadas. Se a importação for malha, é exibido um ícone adicional.

Guia Classes
A guia Classes permite usar as classificações IFC para gerenciar o que é incluído ou excluído da importação.
Clique em Carregar modelo para visualizar o modelo na tela (área de desenho). É exibida uma lista de classes IFC classificadas em ordem alfabética a serem importadas.
Todas as classes são selecionadas por padrão. Desmarcar uma classe exclui todos os elementos daquela classe da importação. A contagem de elementos é atualizada quando você desmarca as classes.

Guia Selecionar
A opção Carregar modelo também está disponível aqui. Os elementos são exibidos hierarquicamente com um ícone Incluir
indicando que os elementos estão incluídos na importação. Clicar em um ícone altera o estado de Incluir para Excluir
. Todos os elementos contidos na montagem, na pasta ou no elemento são excluídos da importação. Isso permite importar somente os elementos que você deseja em qualquer classe. Clique no ícone novamente para reverter a exclusão.
O exemplo a seguir mostra um conjunto de rampas sendo excluídas.

Clique em OK. O arquivo é importado como uma submontagem. É possível inserir uma ou mais instâncias do modelo na montagem do Inventor.
Essas propriedades IFC serão importadas como propriedades de AEC, se você selecionar a opção Como parâmetros. As propriedades:
Para acessar as propriedades de AEC, faça o seguinte:

A notificação de atualização (um raio junto ao nó do navegador) é exibida quando:
Quando o raio aparecer, clique no comando Atualização local para aplicar todas as alterações pendentes, o que inclui os dados IFC e os componentes do Inventor. As atualizações podem afetar dependências, como restrições e peças adaptativas.
A qualquer momento após a importação ser concluída, é possível editar a importação.
No Navegador de modelo, clique com o botão direito do mouse no nó do modelo IFC e selecione a ação a ser executada, use: