Nesta seção da Ajuda, são apresentadas todas as relações de cálculo empregadas durante o cálculo completo das verificações dos rolamentos hidrodinâmicos radiais normais. As relações calculadas são exibidas na ordem em que são utilizadas no cálculo do rolamento.
O cálculo é concluído nos planos XY e XZ e é executada a sua soma quadrática.
Velocidade angular do pino de articulação do rolamento:
![]()
Velocidade circunferencial do pino de articulação do rolamento:
![]()
Largura de rolamento ativa
Para rolamentos lubrificados através de um furo de lubrificação ou uma ranhura de lubrificação axial
L f = L [mm]
Para rolamentos lubrificados através de uma ranhura de lubrificação radial (circunferencial)
L f = L - s [mm]
Largura de rolamento relativa
Para rolamentos lubrificados através de um furo de lubrificação ou uma ranhura de lubrificação axial
![]()
Para rolamentos lubrificados através de uma ranhura de lubrificação radial (circunferencial)
![]()
Pressão do rolamento
![]()
São considerados valores compreendidos entre 1 MPa à 5 MPa para pressões específicas baixas, os valores máximos estão compreendidos entre 30 MPa e 70 MPa durante carga de choque de curta duração, mas somente com a seleção correta de material para o pino de articulação e o rolamento.
Espessura mínima da camada de lubrificante para garantir a separação total das faces deslizantes do rolamento:
para rolamentos com a consideração de
h min = 3,4 (R aH + R aL ) + o [μm]
para rolamentos sem
h min = 4,5 (R aH + R aL ) + o [μm]
Se uma condição de lubrificação hidrodinâmica for verdadeira, a espessura mínima da camada de lubrificante deve ser inferior a folga diametral especificado.
Folga diametral relativa média efetiva hidrodinamicamente:
para rolamentos com a consideração de
![]()
para rolamentos sem
![]()
O cálculo das alterações de folga diametral devido à pressão da bucha do rolamento Δdₚ e alterações de folga diametral devido ao gradiente de temperatura radial Δdₜ é feito na caixa de diálogo de dados avançados.
A folga diametral relativa é um parâmetro de projeto importante que afeta as propriedades do rolamento. Seu intervalo é de 0,0005 ~ 0,004. Pequenos valores de folga diametral relativa são adequados para rolamentos com alta pressão específica, funcionando em baixas velocidades de deslizamento e vice-versa.
Com o aumento do valor da folga diametral relativa, a capacidade de carga do rolamento é reduzida e o risco de vibrações do pino de articulação e cavitação do revestimento do rolamento aumenta.
Número de Sommerfeld
![]()
O número Sommerfeld adimensional é o valor básico para considerar a capacidade de carga do rolamento. O valor recomendado está compreendido entre 1 e 15. Devido à baixa pressão específica durante a alta velocidade de deslizamento, o perigo de um rolamento irregular rolando é possível para um número Sommerfeld menor que 1. No caso dos valores maiores que 15, existe o perigo do contato nas faces deslizantes.
Excentricidade relativa da articulação:
O valor da excentricidade relativa é obtida no diagrama através de sua dependência no número Sommerfeld e a largura relativa do rolamento.
![]()
O valor recomendado da excentricidade relativa do pino de articulação deve estar entre 0,7 e 0,96. Para valores inferiores, ocorre uso irregular do pino de articulação. Ao exceder o limite superior, pode ocorrer um atrito máximo entre os bicos de rugosidade da superfície.
Espessura mínima da camada de lubrificação hidrodinâmica eficaz enquanto o rolamento está em execução:
h o = 0,5 ψ d (1 - ε 10 3 [μm]
Se a condição para lubrificação hidrodinâmica deve ser satisfeita, a espessura calculada da camada de lubrificação deve ser superior à espessura mínima da camada de lubrificação.
Equilíbrio térmico do rolamento é calculado para as dimensões do rolamento especificado e para o lubrificante selecionado.
Verificação da articulação do rolamento para dobra:
![]()
Pressão máxima na ranhura de lubrificação:
![]()
onde: P * cm é um número adimensional de pressão específica no plano médio do rolamento que é obtido de um diagrama de acordo com a excentricidade relativa da articulação especificada e da largura relativa do rolamento.
![]()
O valor da pressão máxima durante o funcionamento e o tamanho da pressão do rolamento específico durante o arranque e a parada são também dados obrigatórios para o projeto do material da bucha do rolamento.
Frequência de velocidade transitória no limite do atrito máximo:
![]()
Se o atrito e o desgaste do rolamento são extensivos devido às condições de funcionamento durante o arranque e a parada do rolamento, a frequência de velocidade transitória deve estar abaixo da frequência de funcionamento para encurtar o período de lubrificação insuficiente.
Carga máxima do rolamento no limite de atrito máximo:
![]()
Frequência de velocidade máxima no limite de aumento de turbulência:
![]()
em que:
π t - π 20 - 0.65 (T - 20) [kg m -3 ]
Frequência de velocidade máxima no limite de rotação do pino de articulação:
![]()
![]()