Alguns provedores FDO permitem que o cliente substitua o o mapeamento lógico e físico padrão especificado em seus esquemas. Você pode utilizar o Editor de esquema para substituir as classes, nomes da tabela física (para criar uma nova tabela), nomes de espaço de tabela do Oracle, mecanismos de armazenamento do MySQL, mapeamento de tipo de tabela (base ou concreto), propriedades e nomes de coluna ao definir um novo esquema. Você não pode mapear para uma tabela existente.
Se você estiver mapeando para uma tabela ou vista existente em outro armazenamento de dados , assegure que todas as substituições de coluna mapeiem corretamente para as colunas existentes. Se você mapear para uma tabela ou vista de um outro proprietário, peça que o proprietário da tabela lhe conceda acesso ao armazenamento de dados FDO. Você pode criar uma vista local que seleciona de outra tabela e mapear para a vista local, mas isto pode não ser necessário. A vista local é automaticamente criada quando não estiver presente quando você aplicar as alterações.
Se você estiver mapeamento para uma tabela e a coluna no armazenamento de dados atual ainda não existe, assegure que o nome da coluna seja válido para seu banco de dados.
Você deve criar elemento do esquema hierarquicamente: crie o esquema primeiro e, a seguir, suas classes de recurso e, a seguir, suas propriedades.
Para as origem de recursos de alguns provedores FDO, é possível criar múltiplos esquemas dentro da mesma origem de recurso e alterar os esquemas após defini-los e salvá-los pela primeira vez.
É possível visualizar um esquema de qualquer provedor FDO, mas não é possível editar ou excluir o mesmo se houver recursos existentes que o utilizam.