Um caso inicial associado a casos auxiliares e combinações não é levado em conta em combinações definidas usando tais casos ou combinações; enquanto um caso não linear associado a um caso inicial e usado em uma combinação faz com que o caso inicial seja incluído na combinação.
Uma combinação associada a um caso inicial faz com que os resultados na análise não linear desse caso sejam considerados como um estado inicial para análise posterior. As cargas para as quais a análise adicional é executada não mais incluem componentes de um caso inicial. A exceção são situações em que ocorre como um componente de combinação. As cargas não consideradas na primeira etapa da análise (a diferença entre um valor do fator usado e 1,0) são levadas em conta.
Se uma estrutura incluir elementos de cabo, um primeiro caso será sempre tratado como um caso inicial para todos os casos restantes, independentemente do estado do primeiro caso de uso como um caso inicial para a opção de casos não lineares selecionados. Para elementos de cabo, um caso inicial é considerado um caso de montagem usado para a pré-tensão de cabos.
Um caso inicial deve ser aplicado para casos e combinações de análise não linear. No caso de uma análise linear, ele será ignorado. Esse caso deve ser incluído em uma combinação de casos regular.
Um caso inicial será ignorado nos seguintes tipos de caso:
Um caso inicial pode ser levado em conta para uma combinação não linear de casos. Será considerado se ao menos um dos componentes da combinação incluir o caso inicial. No entanto, ele não se refere a situações quando um caso auxiliar ou outra combinação com um caso inicial atribuído é um componente de combinação.