Essa caixa de diálogo considera o deslocamento de massa por uma excentricidade na análise sísmica. Abra a caixa de diálogo clicando em Def. de excentricidades, na caixa de diálogo Parâmetros de análise modal.
É possível definir o valor da excentricidade (deslocamento de massa) na análise modal como:
Para análises sísmicas conforme especificado nas normas, recomenda-se considerar o deslocamento de massa por uma excentricidade acidental e1, que é:
e1j = f * Lj
em que:
e1j – uma excentricidade acidental da massa do andar j, com relação à sua posição nominal, é aplicada na mesma direção em todos os níveis.
Lj – uma dimensão do andar perpendicular à direção de uma ação sísmica.
f – um fator; por exemplo, para o Eurocódigo 8 de acordo com o ponto 3.2, o valor de excentricidade relativa é 5% (0,05).
Se os andares não tiverem sido definidos em um modelo de estrutura, a Excentricidade será calculada com base nas dimensões globais de todo o modelo. Se os andares forem definidos, um valor da excentricidade será considerado para os elementos que pertencem a cada andar separadamente, com base nas dimensões do andar Lx, Ly.
Estão disponíveis no programa dois métodos para definir a excentricidade:
O valor da excentricidade é definido com o sinal apropriado de mais ou de menos. A massa é deslocada em uma direção de menos ou de mais ao longo do eixo global X/Y. Para considerar o deslocamento da massa na direção X ou Y de ambas as direções, quatro casos de análise modal com uma excentricidade apropriada devem ser definidos: X-, X+, Y-, Y+.
Para realizar a análise sísmica considerando a excentricidade da massa, após cada um dos casos de análise modal, devem ser definidos os casos independentes da análise sísmica com as direções de excitação X,Y,Z selecionadas. Como resultado, é necessário definir muitos casos de análise modal e sísmica. Para facilitar esse processo, o programa oferece a possibilidade de gerar a análise modal com definição automática de casos sísmicos, disponível na caixa de diálogo Nova definição de caso.