Com essa opção, é possível determinar a orientação de elementos finitos planos no espaço (alteração do sentido do eixo Z local). Após definir um painel, também é possível definir o sentido da normal em relação ao painel (sentido do eixo Z do sistema de coordenadas local). Acesse a opção:
Após a opção ser selecionada, a caixa de diálogo Orientação do sistema local será exibida.
É possível determinar a direção do eixo x local atribuído a um painel. O sistema Cartesiano ou Polar pode ser atribuído a cada um dos painéis.
Ao selecionar as opções Cartesiano e Definição da direção do eixo X local, também é possível especificar o vetor de direção do eixo X. Você especifica as coordenadas do vetor que definem a direção e o sentido do eixo X local de um painel (por exemplo, o vetor (0 , 0 , 1) pode ser um vetor de direção). A imagem a seguir exibe o vetor de direção do eixo X para várias paredes. Os separadores na definição de vetor são os separadores especificados no sistema Microsoft® Windows (é possível usar espaços em vez de separadores).
Ao selecionar as opções Sistema polar e Definição da direção do eixo X local, é possível especificar o ponto de origem do sistema de coordenadas.
As cargas planas que atuam em painéis podem ser definidas no sistema de coordenadas local de um painel.
É possível aproveitar a definição do sistema local para cada um dos painéis incluídos em uma estrutura. Pode haver uma direção diferente em cada um dos painéis, o que é conveniente ao trabalhar com estruturas 3D.
Para alterar o sentido da normal (sentido do eixo Z do sistema de coordenadas local) de um painel, abra a caixa de diálogo Orientação do sistema local e adote um dos seguintes procedimentos:
ou