Clique no botão Direção localizado na guia Detalhado, na caixa de diálogo Resultados de EF, para definir a direção principal do sistema de coordenadas (mais precisamente, para definir o eixo x). Todos os valores dos resultados serão fornecidos nesse sistema de coordenadas rotacionado.
Todos os resultados são mostrados em nós ou centros de elementos planos do sistema de coordenadas definido pelo usuário local e na camada selecionada. A camada pode ser selecionada na guia Parâmetros.
Na caixa de diálogo Seleção de direção, as seguintes definições do sistema local estão disponíveis.
- Automático. Se essa opção for selecionada, o sistema local de elementos será adotado de acordo com o sistema definido para cada um dos painéis (consulte a descrição da caixa de diálogo Orientação do sistema local).
- Cartesiano. Se essa opção for selecionada, o sistema local de elementos será adotado de acordo com o sistema ortogonal definido globalmente pelo usuário para todos os painéis. As seguintes opções estão disponíveis de acordo com o eixo X do sistema global, o eixo Y do sistema global, o eixo Z do sistema global e de acordo com um vetor definido pelo usuário.
- Polar. Se essa opção for selecionada, o sistema local de elementos será adotado de acordo com o sistema polar definido globalmente pelo usuário para todos os painéis. O ponto com certas coordenadas ou número de nós determina o início do sistema.
- Local (do corte) – Se essa opção for selecionada, o sistema local de elementos será adotado de acordo com o sistema local definido pela linha de corte. No sistema local, aplica-se o seguinte.
- O eixo X é executado perpendicularmente à linha de corte.
- O eixo Y é tangente ao longo da linha de corte.
- O eixo Z é assumido de acordo com o sistema local do elemento finito.
Nota: A opção Local (do corte) está disponível na caixa de diálogo Seleção de direção somente após clicar no botão Direção X, na caixa de diálogo Cortes do painel. Essa opção não estará disponível na caixa de diálogo Seleção de direção se ela tiver sido aberta nas caixas de diálogo Mapas ou Colunas da tabela (tabelas com resultados).
A definição de vetores determinará a direção principal para a definição dos resultados de cálculos dos elementos planos. Isso é projetado em um elemento, definindo a direção do eixo x local. O vetor não pode ser perpendicular ao elemento (paralelo ao eixo z local). Se o vetor for projetado no elemento como um ponto, todos os resultados serão iguais a zero.
Situações comuns são mostradas no desenho abaixo. Todos os elementos estão posicionados na superfície de um cilindro. Inicialmente, os eixos x locais são paralelos ao meridiano. Esses eixos serão redefinidos usando a direção principal que está orientada na mesma direção que o eixo Z global.